Como chamar a atenção do seu público e porque seu site é uma arma poderosa

Como chamar a atenção do seu público se você tem pouquíssimo tempo para isso? Como fazer com que as pessoas tenham interesse em ler o que você escreve sem usar as palavras? Essas são algumas das dicas de ouro que você vai conferir agora.

Você tem menos de 1 segundo para conseguir chamar a atenção do seu público e fazer com que eles sintam vontade de ler e compartilhar seu conteúdo. O que você tem que perceber aqui é que essa chamada de atenção acontece antes mesmo das pessoas lerem alguma coisa do seu conteúdo. Isso significa que você precisa prender a atenção das pessoas usando ferramentas não-verbais.

Você tem enfrentado problemas como baixa taxa de conversão, altas taxas de rejeição, média de duração de visitas baixa, poucas vendas e pouco tráfego?

Bom, esses são sinais claros de que existe alguma coisa errada com o seu website , principalmente no que diz respeito às impressões não-verbais que você causa nas pessoas. Claro, o conteúdo de qualidade é de vital importância, mas, sozinho, ele não faz milagre.

E para conseguir prender essa atenção de maneira não-verbal, você precisa entender alguma coisa sobre o comportamento humano. Se você não entende nada sobre esse assunto e não tem nenhum interesse em aprender, então o seu site estará fadado ao fracasso.

Abaixo, confira 6 dicas que vão te ajudar a incrementar as estratégias não-verbais do seu blog e torná-lo uma arma de persuasão poderosa.

1. Entenda como o olho humano enxerga

enxergar

Você sabe como os seus leitores veem seu site? Segundo estudos, os olhos das pessoas seguem um padrão em forma de “F” ao ler as informações de um website.

Ou seja: normalmente, eles começam a ler pelo lado superior esquerdo, seguem em direção à ponta direita e descem, depois, seguem para a direita de novo e descem o olhar novamente.

Saber disso é importante porque se você sabe o caminho que o olho segue naturalmente, você pode posicionar seus conteúdos, headlines e botões baseando-se no mapa do olhar dos seus leitores.

2. Use indicadores de confiança não-verbais

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Confiança é uma parte importantíssima que deve fazer parte da primeira impressão que as pessoas têm de você. Mas você não pode dizer apenas que é alguém confiável: você precisa mostrar isso de alguma forma. E fazer isso, felizmente, não é tão difícil quanto parece.

Uma das coisas que você pode fazer é usar a linguagem corporal. Mostre suas mãos, elas são os melhores indicadores de confiança que existem, segundo estudos feitos com linguagem corporal. Então, quando for fazer fotos ou vídeos para colocar no seu site ou blog, lembre-se de mostrar as mãos o máximo possível.

Expressões faciais também são importantes: certifique-se de que suas fotos e vídeos estejam transparecendo a impressão e a mensagem certas. O maior erro que você pode cometer é usar fotos suas que mostrem sorrisos arrogantes ou orgulhosos. Essa expressão causa ódio e desprezo nas pessoas, não confiança.

3. Inicie ações de forma não-verbal

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Você quer passar uma boa primeira impressão para quem visita o seu website, certo? Depois, seu objetivo é fazer com que essa pessoa realize uma ação. Mas como fazer isso de maneira não-verbal?

Uma das maneiras mais simples é fazer gestos com as mãos. Você pode apontar para os lugares onde as pessoas devem olhar, mostrando o que você quer que elas façam.

Você também pode usar o poder do olhar, usando imagens de pessoas (ou suas) olhando na direção do item que você quer que seja visto. Por exemplo, se você quer que as pessoas continuem rolando a página, use uma imagem de uma pessoa olhando para baixo – isso diz, de forma não verbal, que existe mais informação relevante na sequência.

4. Mantenha o foco onde o seu visitante mantém o foco

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Segundo um estudo realizado pela Dr. Hong Sheng, da Universidade de Ciências de Missouri, existem certas características de um site que chamam mais atenção que outras. São elas:

  • Logotipo;
  • Menu principal;
  • Caixa de pesquisa;
  • Links de redes sociais;
  • Imagem principal;
  • Conteúdo escrito;
  • Rodapé do site

Sabendo disso, onde você irá concentrar os seus esforços para chamar a atenção do seu público? Se você escolhe trabalhar com os lugares certos, as chances de conquistar o seu públicos e levá-los a uma ação específica crescem exponencialmente.

5. Use o poder das cores

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Em um outro estudo da Universidade de Missouri, os estudantes perceberam que as cores têm um efeito poderoso na hora de cativar um visitante e ganhar sua confiança.

Cada cor é capaz de despertar sensações e sentimentos diferentes nas pessoas, e se você quer causar uma boa impressão e passar confiança, jamais escolha a paleta de cores do seu website e da sua identidade visual baseando-se apenas em gostos pessoais.

Abaixo, confira o que algumas cores despertam no subconsciente dos seus leitores:

  • Vermelho: paixão, sensualidade, intensidade
  • Amarelo: felicidade, otimismo, juventude
  • Azul: lealdade, estabilidade, tranquilidade
  • Verde: cura, esperança, sucesso
  • Laranja: energia, diversão, calor
  • Roxo: luxo, espiritualidade, realeza
  • Preto: poder, mistério, profissionalismo
  • Branco: pureza, transparência, inocência

6. Faça tudo da maneira mais simples possível

simples

A simplicidade é o último degrau da sofisticação, portanto, valorize-a! Um estudo da Universidade de Harvard que quanto mais informações seu site tiver, menos apelativo será. Ora, se existem várias coisas chamando sua atenção ao mesmo tempo, é quase impossível conseguir entender qual é a mensagem principal e, principalmente, manter o foco.

Faça de tudo para que seu visitante entenda qual o seu objetivo e não se perca no meio de tanta poluição visual. É como se você andasse em uma rua cheia de placas piscando, provavelmente você não olharia para nenhuma. Porém, se no meio do nada você visse uma dessas placas, provavelmente iria até lá para ver do que se trata.

Lembre-se sempre, menos é mais. Mantenha o foco e faça de tudo para que seus visitantes façam o mesmo.

Se você não passa uma boa primeira impressão, as pessoas não vão se sentir tentadas a ler o seu conteúdo, e deixarão sua página antes mesmo de ler alguma coisa, por mais que você tenha informações valiosas para mostrar e artigos muito bem escrito. O conteúdo é parte fundamental do todo, mas não é tudo. Sozinho, ele não tem força para prender a atenção dos visitantes, muito menos convertê-los em clientes, o que deve ser o objetivo principal do seu website.

Portanto, não esqueça de otimizar as ferramentas não-verbais que você possui para transformar, de fato, o seu site em uma máquina de vendas.

Não deixe de conferir também nossas 3 dicas práticas para dobrar o tráfego do seu site.

Um abraço e até o próximo post!

 

 

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4 Comentários

  1. Monica Loureiro Jorge

    Gostei muito das dicas e das fotos.
    O site ficou bem “tranquilo” e deu o recado.

    Responder
    1. Alan Pakes

      Que bom que gostou! Continue me acompanhando! Grande abraço, Alan.

      Responder

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