3 dicas poderosas para você construir sua autoridade online

Você sabe o que é necessário para construir sua autoridade online e ter muito sucesso nesse meio? Continue lendo este artigo e descubra 3 estratégias simples para construir autoridade.

Se você tem ou pretende ter um negócio digital, com certeza já sabe que um dos maiores desafios dessa área é descobrir como se destacar na multidão. Afinal, qual é a melhor estratégia para não só conseguir o emprego dos sonhos, mas também ser reconhecido como uma autoridade?

A boa notícia é que muitas dessas estratégias não funcionam apenas para grandes empresas: elas também podem ser aplicadas em empresas menores ou mesmo freelancers que estejam começando agora.

E, independentemente de você pensar ou não em si mesmo como um profissional dessa área, existem estratégias de marketing testadas e comprovadas que podem lhe ajudar a se destacar e ter sucesso na carreira e nos negócios.

Confira 3 dicas de como construir sua autoridade online:

1. Torne-se um especialista no assunto

Você quer ser encontrado no meio online ou ser valorizado no local de trabalho? Então, o melhor caminho é focar em uma área e se tornar um especialista. Isso porque a autoridade lhe transforma em uma pessoa de que o público realmente gosta e confia.

Seu objetivo deve ser se tornar o principal conhecedor de um assunto – ou seja, uma autoridade. Assim, as pessoas saberão que devem recorrer a você quando quiserem informações sobre esse tópico.

Um alerta: atirar para todos os lados nunca é uma boa saída. Se você tentar se passar por um especialista em tudo, acabará provocando o efeito contrário, ou seja, será visto como apenas mais um, em vez de se destacar. Lembre-se: quem quer ser tudo para todos, acaba não sendo nada para ninguém.

Mas como decidir em qual assunto você quer se tornar um expert? Bom, nessa hora, é preciso levar algumas coisas em consideração.

Primeiro, é essencial que você esteja realmente interessado e apaixonado pelo assunto. Isso fará com que você naturalmente tenha vontade de investir o tempo necessário para dominá-lo. Se você enveredar por um caminho apenas porque é uma boa oportunidade de mercado, provavelmente não irá se destacar.

O segundo passo é analisar o mercado em que você pretende entrar, levando em consideração a demanda pelo assunto e a competição. Você notou que as pessoas estão comentando muito sobre determinado assunto, mas não há ninguém de destaque liderando a discussão? Então, é sinal de que pode haver uma boa oportunidade para você.

Por outro lado, se há muita competição, o que você precisa é descobrir como abordar o assunto de uma maneira nova e diferente. Nesse caso, pode ser que você tenha que desenvolver uma estratégia a longo prazo – e isso pode significar vários anos de trabalho.

Por fim, você deve construir um nicho ou audiência que você esteja disposto a ajudar. Por exemplo: se você quer ser um expert em produção de conteúdo, que tal focar em uma determinada audiência, como finanças? Essa dica é valiosa porque, se houver muitas oportunidades de emprego ou mesmo de freelancers na área escolhida, você pode investir no assunto e se tornar a pessoa mais conhecida nesse nicho.

 2. Desenvolva as habilidades certas

Você sabia que as habilidades “delicadas” estão sendo cada vez mais valorizadas na hora de contratar ou promover um colaborador? Esse grupo inclui as habilidades de ter comunicação interpessoal, saber trabalhar bem em equipe e resolver conflitos. Atualmente, essas competências estão se tornando raras simplesmente porque as pessoas confiam muito na tecnologia para se comunicar ou mesmo gerenciar um projeto.

Se você se deparar com alguém que tem as mesmas habilidades que você ou é um expert no mesmo assunto, não tenha dúvida: são essas habilidades “delicadas” que farão a diferença. E qual é a melhor maneira de desenvolver essas habilidades? Tornando-se autoconsciente e participando do máximo de eventos sociais possível.

Existem várias maneiras simples de aplicar isso no seu cotidiano. Em vez de mandar um e-mail ou sms, que tal ligar para a pessoa e marcar um encontro? Quando você fala com uma pessoa pessoalmente, pode ter uma noção melhor do que ela está buscando, e isso aumenta suas chances de ter sucesso.

Outra dica boa é sempre pedir um feedback, seja a outra pessoa um amigo, colega de trabalho ou empresário. Assim, você saberá se está passando a impressão certa ou se está parecendo desrespeitoso, por exemplo. Mantenha sempre em mente que a maneira como você se apresenta para os outros pode ter um impacto imenso sobre o quanto você terá sucesso na sua carreira ou negócio.

3. Publique conteúdo atraente com frequência

Se você realmente quer se tornar uma autoridade em um assunto, precisa saber que apenas ler ou assistir aulas sobre isso não é suficiente. Na verdade, o que você precisa é se tornar o principal produtor de conteúdo para a sua própria carreira.

Já sabe qual será o seu nicho? Então, é hora de pensar em tudo o que você pode escrever sobre o assunto. Feito isso, decida quais são os subtópicos que você quer enfrentar, definindo também os ângulos e abordagens que fará.

Na hora de produzir os conteúdos para o seu blog ou site, verifique se você está falando sobre o assunto de uma maneira que ninguém tenha feito antes – isso fará com que os seus artigos se destaquem e, consequentemente, mais pessoas prestarão atenção neles. Mais uma dica: lembre-se de se sempre escrever com a sua própria voz. Assim, será mais fácil distingui-lo dos outros.

Quando tudo isso estiver definido, estabeleça seu cronograma de publicações e faça de tudo para se manter fiel a ele. Afinal, essa é a melhor maneira de ganhar visibilidade, conquistar sua audiência e alcançar novas oportunidades profissionais.

Quer conhecer mais dicas de como construir sua autoridade e ter muito sucesso no seu negócio? Confira também 3 dicas de especialistas para aumentar sua influência online

Um grande abraço e até a próxima!

 

 

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

Quer aprender mais sobre como ter um negócio de sucesso usando a Internet?
Então aproveite e baixe grátis as 5 Maiores Sacadas que tirei do meu livro, Negócios Digitais!

2 Comentários

  1. Maria Dalva Moraes Cardoso

    Gostei muito da dica, pois tinha muitas dúvidas e não sabia por onde começar.

    Responder
    1. Alan Pakes

      Que bom Maria Dalva! Continue me acompanhando, vem muita dica legal por aí! Grande abraço, Alan.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *