A sua ideia é um bom negócio? 4 dicas para prever se seu negócio vai dar certo

A sua ideia é um bom negócio? 4 dicas para prever se seu negócio vai dar certo

Será que a sua ideia de negócio é promissora? É possível saber se um negócio vai dar certo antes mesmo de começar? Confira a resposta dessas perguntas neste post.

Abrir um negócio, acredite, é o objetivo de grande parte da população brasileira, que está, em sua maioria, infeliz no trabalho. A perspectiva de construir sua própria empresa, ter uma boa fonte de renda e trabalhar do seu jeito é, de fato, muito motivadora, ainda mais quando se tem uma ideia que você acha que vai dar muito certo.

Você já tem uma boa ideia de negócio? Você sonha em abrir sua própria empresa, mas tem medo de tudo dar errado? Bom, o primeiro passo é esquecer o medo e saber que um empreendedor corre riscos. Você precisa acreditar e confiar em si mesmo antes de qualquer coisas. Porém, como tudo na vida, é preciso mais do que apenas acreditar que as coisas vão dar certo, é preciso se certificar que as chances de sucesso são altas para saber onde você está pisando.

Você pode até pensar que se sua ideia é inovadora, então as chances de dar certo são grandes e que isso é o bastante para colocar seus planos em prática, mas esse é um dos piores erros dos empreendedores iniciantes. Se você já teve uma boa ideia e está ansioso para colocar tudo em prática, é hora de saber, antes de mais nada, se essa ideia de negócio tem tudo pra dar certo!

Olhar o que já deu certo é uma boa ideia?

Uma das primeiras coisas que vêm à nossa mente na hora de analisar se a ideia de negócio é boa é dar uma olhada no que deu certo para a concorrência. Porém, é preciso tomar um certo cuidado em relação a isso. Tudo é relativo no mundo dos negócios. O que deu certo para a concorrência pode dar certo para você, com certeza, mas isso depende.

O empreendedorismo é rodeado por uma infinidade de variáveis, e a sua ideia é apenas uma dentre milhares de outras. E apesar de muitos empreendedores experientes terem noção do que já deu certo no passado, é impossível ter certeza de que essa mesma coisa dará certo no futuro. Ou seja, é importante ver o que seus concorrentes estão fazendo, mas jamais tome isso como uma segurança de que o seu negócio vai funcionar tão bem quanto os dos outros.

E como prever o sucesso do meu negócio? – Você pode ainda estar se perguntando isso. Foi para responder a esse questionamento que trouxemos as dicas que você confere abaixo!

1. Antes de mais nada, observe

observar

Como já dissemos logo acima, é importante, claro, saber um pouco sobre a sua concorrência, mas o mais importante é observar como seus potenciais clientes se comportam em relação ao seu produto.

Converse com as pessoas, leia mais, busque notícias, descubra o que as pessoas querem! Você pode ter uma ideia revolucionária em mente, mas será que é isso que as pessoas desejam comprar? Será que elas estão dispostas a pagar o preço que o seu produto vale? Uma ideia inovadora que não vende, não vale nada.

Será que as pessoas estão cientes de que têm um problema e que o seu produto pode resolvê-lo? É muito mais fácil vender para um público que sabe que precisa resolver determinado problema. Nesse caso, se o seu produto promete resolver isso de forma rápida, inovadora e eficaz, as chances de sucesso sobem bastante.

2. Não subestime as pesquisas de mercado

público-alvo

Você observou um pouco a concorrência, descobriu que seu produto resolve um problema do seu público e até conversou com alguns amigos, mas só isso não basta. É preciso saber se existe demanda pelo seu produto ou serviço.

Para isso, claro, é importante conversar com possíveis clientes e, quando me refiro a isso, digo possíveis clientes mesmo, não pessoas do seu convívio. Converse com pessoas que não tenham vínculo e nem obrigação de gostar de você, pois isso pode acarretar em respostas tendenciosas. Descubra se essas pessoas teriam disposição para pagar pelo que você oferece e quanto elas pagariam.

Tome cuidado também ao delimitar o seu mercado. Se ele for muito grande, talvez você esteja começando errado, por isso, cuidado com esses mercados muito generalizados. Foque no seu nicho e busque conversar com pessoas que façam parte dele. Procure por pessoas que realmente enxergam o valor do seu produto e avalie se você também pode vender para essas pessoas.

3. Ofereça a melhor solução

solução

Ok, o seu produto resolve uma dor do seu público e esse público, por sua vez, procura uma solução por essa dor. Até aí, tudo bem, mas será que a sua solução é diferente e, principalmente, melhor do que a que a concorrência já oferece?

Seu produto/serviço não precisa ser a opção mais barata do mercado. Você tem que se preocupar com o valor agregado que ele carrega. Novamente, pesquise: será que o mercado espera um pouco mais das soluções que já estão à venda? O que pode ser feito de diferente e, principalmente, de melhor? Essas perguntas são importantes porque não adianta lançar nada de diferente que não seja o melhor e também não adianta lançar algo se o seu público já está plenamente satisfeito com o que já tem.

4. Teste!

testar

Por fim, as pesquisas de nada valem se não houver uma ação concreta. Por isso, é importante testar o que você está querendo lançar, antes mesmo de ter tudo devidamente pronto para a vendas.

Crie um protótipo do seu produto ou serviço e dê uma amostra para os potenciais cliente. Não se preocupe em deixar tudo perfeito e finalizado, afinal, de acordo com as opiniões e sugestões que você irá receber, alguns detalhes ainda podem ser modificados e melhorados.

Além de gerar um feedback bem bacana, testar o produto, distribuindo-o de forma gratuita para pessoas que fazem parte do seu público gera confiança e valor, além de, como foi dito anteriormente, traz a oportunidade de adequar ainda mais o seu produto ao que o público espera dele.  Claro, lembre-se de manter os custos básicos. Não precisa investir grandes quantias para fazer um simples teste da sua ideia.

Com essas dicas, você, com certeza, terá mais segurança para começar o seu negócio e ter muito sucesso com ele. Não esqueça nunca de que planejar é sempre o primeiro passo. Por mais que sua ideia seja brilhante e tenha uma excelente aceitação por parte do público, se não houver planejamento, se você não souber aonde quer chegar, certamente não irá a lugar nenhum.

Nos encontramos no próximo post, até lá!

 

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