Publicidade no Facebook: Um guia completo para segmentar seus anúncios

A publicidade no Facebook está em alta e é uma excelente oportunidade para todo empreendedor digital aproveitar. E, com o guia que vou mostrar hoje, você não terá mais desculpas para deixar de anunciar no Facebook.

Você acha que a publicidade no Facebook não é para você e não trará resultados com os anúncios do seu produto? A não ser que seu público esteja em outra galáxia, é possível, sim, segmentar os anúncios e atingir exatamente o público que você deseja, não importa se você é um cabeleireiro, veterinário ou empreendedor digital: o Facebook segmentou o público que você quer atingir e você pode usar isso a seu favor.

Mas disso você talvez já soubesse. O que muitas pessoas esquecem ou não sabem é das possibilidades que se encontram na seção “Audiência” do seu gerenciador de anúncios.

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São centenas de milhares de opções de segmentação, que podem ser uma mina de ouro nas mãos certas, basta que você analise com cuidado.

O que eu quero mostrar para você hoje são as várias opções de segmentação disponíveis no Facebook que você talvez nem soubesse que estão lá.

Quem é o seu público?

Antes de direcionar os seus anúncios para determinado público, é necessário que, obviamente, você saiba exatamente quem é o seu público.

Quando eu digo isso, não basta que você saiba apenas informações básicas como idade e sexo, mas também informações mais específicas, como o que essas pessoas gostam de ler, para onde gostam de sair, onde moram, que websites visitam com mais frequência, se têm filhos etc. Enfim, reúna o máximo de informações relevantes possível.

O que importa é que você pesquise seu público a fundo antes de investir em anúncios, para que você consiga ter resultado em suas campanhas.

Existem ferramentas online gratuitas, como o Alexa, que permitem que você colete dados da concorrência ou de sites influentes do seu nicho.

Isso vai te ajudar a ter um público alvo baseado em dados reais, não apenas do que você acha que é. Tendo esses dados anotados, é hora de voltar para o gerenciador de anúncios do Facebook. Sempre que você for criar um anúncio no Facebook, verá essas opções:

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Agora, vamos nos aprofundar um pouco em cada uma delas.

Localização

Onde essas pessoas moram? É importante que você saiba detalhes como cidade, estado, código postal, país…

Idade

Qual faixa etária você quer atingir? Quantos anos em média o seu público tem? Seria interessante que seu público utilizasse bastante o Facebook, afinal, não adianta anunciar num lugar onde você não vai ser visto.

Gênero

Qual é o gênero do seu público? São mulheres, homens ou ambos? Geralmente, essa é uma das informações mais fáceis de descobrir, mas cuidado ao se guiar pela sua intuição, às vezes o resultado de uma rápida pesquisa de mercado pode surpreender.

Outros dados demográficos

Existem outras perguntas mais específicas que você pode responder, tornando sua campanha de anúncios ainda mais assertiva, tais como:

Qual o status de relacionamento? Em que gênero eles estão interessados (homem? mulher? ambos?)

Qual o nível educacional? (fundamental? médio? Superior?) Em qual área essas pessoas estudam? (Medicina? Marketing? Economia?) Que instituição de ensino frequentam?

Qual a profissão? Em qual empresa trabalham? O que fazem lá?

Qual a faixa de renda? De quanto é o patrimônio líquido?

Possuem casa própria? Moram de aluguel? Quantas pessoas têm na família/em casa?

Pertencem a qual etnia? Fazem parte de qual geração?

Têm filhos? Se sim, qual a faixa etária deles?

Quais as convicções políticas?

Quais são os principais eventos na linha do tempo?

Interesses

Aqui é o lugar onde você vai definir os interesses do seu público e conhecer os seus possíveis concorrentes, que estarão na relação de interesses das pessoas.

O que seu público costuma ler? (revistas, jornais, livros, blogs…)

Quem são as pessoas de maior influência no seu nicho?

Que ferramentas na web eles usam?

Que tipo de eventos eles frequentam?

Comportamentos

Seu avatar tem um veículo? Qual o tipo? Qual o modelo e ano? Quanto pagou por ele? Quantos carros já compraram?

Seu avatar faz algum trabalho para a caridade? Fez serviço voluntário? Para qual instituição? Por qual causa ele luta? (animal, ambiental, religiosa, política…)

Costuma jogar videogames? Que tipo de jogo eles preferem? (jogos online, jogos para consoles, jogos para computador…)

Passa muito tempo online? Se sim, o que costuma fazer? (criar eventos, postar fotos, aprender coisas novas, conversar com os amigos…)

Possui algum negócio, mesmo que pequeno?

Em que mês costuma renovar os seguros (carro, casa, saúde…)

Ele é propenso a fazer investimentos?

Como costuma pagar as compras? (cartão de crédito, débito, cartões de lojas de departamento, boleto bancário, em espécie…)

Possui dispositivos móveis? De qual marca? Qual o sistema operacional?

O que costuma comprar? Quais são os hábitos de consumo?

Que marcas de roupa prefere?

O que costuma comer?

Por qual tipo de esportes se interessa?

Em que tipo de loja prefere comprar? Tem algum serviço por assinatura? (revista, canais de tv, cartões de débito pré-pagos)

Costuma viajar (seja a trabalho ou lazer)? Se sim, para onde? Planeja muitas viagens? Em qual época do ano? Onde prefere se hospedar?

Impressionado com a precisão que você pode ter ao direcionar seus anúncios? Observe que você pode escrever o que quiser no campo de interesses, não apenas escolher a partir da lista do Facebook. Ou seja, as possibilidades são infinitas.

E como eu posso saber o tamanho do meu público-alvo?

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Em primeiro lugar, não existe a fórmula perfeita e infalível para misturar e combinar as diferentes opções que vão te ajudar a atingir o seu público-alvo.

Ao começar uma campanha, começamos por um alvo em qualquer lugar de 500.000 a 1 milhão de pessoas. Isso pode ser feito inserindo uma lista de interesses e selecionando homens, entre 55-65 anos, para realmente estreitar o público e diminuir o alcance.

Se o seu negócio é pequeno e atende apenas o público local,  não se preocupe em atingir 500.000 pessoas, isso vai ser bem difícil difícil, pois o local irá diminuir sua segmentação. Preocupe-se apenas com os interesses, comportamentos e dados demográficos do seu público-alvo.

Você pode direcionar sua campanha para as pessoas que estão em determinada área com um determinado comportamento ou interesse, ou mais de uma coisa, isso vai depender do seu tipo de produto e quem vai se interessar por ele.

Bom, mas acredito que aqui você já tenha entendido a alma do negócio. Ter um público gigante, atingir milhões e milhões de pessoas seria o ideal, mas nem sempre é o mais adequado nem o melhor para nós.

Agora, é hora de você todas as opções de segmentação do Facebook, ver quais se aplicam ao seu nicho e testar. Os dados ao final dos testes é quem vão dizer qual das centenas de opções de segmentação irão trazer mais conversões para você.

Este artigo ajudou você? Tem mais alguma dica bacana para compartilhar? Então conte aqui nos comentários! Hoje, fico por aqui. Um abraço e até o próximo post!

 

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

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22 Comentários

  1. jonas

    Gostei do conteúdo, me trouxe uma melhor visão
    acerca do tema. Obrigado pelas informações e parabéns.
    Aguardarei outras postagens.

    Responder
  2. Wagner Munhoz

    Alan, como vai?

    Muito grato por mais este artigo.

    Tenho uma dificuldade na segmentação de meu público, o qual é feminino, que curte estética pessoal, saúde, bem-estar.

    Vejo no entanto, que quando faço anúncios no FaceAds, direcionando para este público, a taxa de clique e de conversão não é alta como poderia se pensar a priori…

    O público que seleciono para o anúncio é focado, segmentado, as propostas feitas pelo enunciado do anúncio são boas, mas esperaria um resultado melhor…

    Uma pergunta: existiria um método de segmentação onde se direcionaria o anúncio para pessoas com perfil ultra-semelhante àquelas que já clicaram em seu anúncio?

    Seria muito bom, né? Um perfil responsivo (que converte) chamando outro perfil semelhante…

    Abraço

    Wagner Munhoz

    Responder
    1. Alan Pakes

      Olá Wagner, tudo ótimo! O Facebook é uma ótima ferramenta, mas em constante transformação e você deve se atualizar. Se você está segmentando corretamente e mesmo assim não está convertendo como esperado, o que aponta é que você deverá trabalhar mais no seu conteúdo ou entrega da sua chamada. Abraços.

      Responder
    1. Alan Pakes

      Essa é a ideia Ivan! Ajudar você na sua carreira de empreendedor.

      Responder
  3. Cleverson Andrade

    Ótimo conteúdo! É bem provável que amanhã já comece os meus NOVOS anúncios no. FB

    Parabéns…

    Responder
      1. Cleverson

        Olá, fiz o anúncio no facebook o que você tinha comentado e o seu comentário

        “…Observe que você pode escrever o que quiser no campo de interesses, não apenas escolher a partir da lista do Facebook. Ou seja, as possibilidades são infinitas…”

        Não deu muito certo, pois na hora que fiz o anúncio ele não me deixou escrever somente escolher de uma lista… Estou fazendo algo de errado ou será que os anúncios do FB se atualizaram?

        Obrigado

        Responder
        1. Alan Pakes

          No Facebook, no campo comportamento você pode escrever o que quiser, já no campo interesse você escreve a palavra e o Facebook te informa uma lista, devendo optar por uma das informadas. Sucesso!

          Responder
  4. Andreá

    Alan, muito bom seu artigo.
    Tenho um comentário/pergunta, quando vou fazer um anúncio e editar o meu público, não abre a opção “Outros dados demográficos” e nem “comportamentos” e eu gostaria muito de selecionar o meu público por estes dados. O que estaria fazendo de errado?
    Aguardo o seu retorno.
    Obrigada e mais uma vez parabéns.

    Responder
    1. Alan Pakes

      Andreá, vou pedir para minha equipe lhe enviar um e-mail, respondendo a sua dúvida. Abraços, Alan.

      Responder
  5. Joana Castilho

    Tenho produtos infantis de 0 á 8 anos.Meu público alvo é gestantes e mamães com filhos até 8 anos.Gostaria de dicas de anuncios ,pois não estou tendo retorno esperado.
    Meus produtos são :Roupinhas,sapatinhos,tenis importados e de Marca ,e Nacionais também.
    Aguardo retorno,
    Obrigada,
    Joana
    http://www.joaninhasbaby.com.br

    Responder
    1. Alan Pakes

      Olá Joana, uma dica talvez seria você entrar em grupos de Facebook relacionados a isso e estudar o perfil das postagens e comentários para criar anúncios mais convincentes. Grande abraço!

      Responder

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