Networking no mundo digital: Como conseguir parcerias para alavancar seu negócio

Como está o seu networking? Você realmente fazendo o melhor proveito dele para alavancar o seu negócio ou, no momento, seu networking se resume a uma caixa empoeirada cheia de cartões e um perfil nas redes sociais que não é acessado há muito tempo?

Muitas pessoas cometem o grave erro de recorrer aos contatos que fizeram apenas na hora que precisam de alguma ajuda. Mas será que as relações pessoais, principalmente as de trabalho, são construídas apenas na hora em que você precisa de alguma ajuda das pessoas? A resposta é bem óbvia, embora, na prática, muitas vezes esqueçamos disso.

Muito mais importante do que criar uma imensa rede de contatos, ter um perfil lotado no LinkedIn e no Facebook e ter uma verdadeira coleção de cartões de visita, é manter essa rede de contatos ativa e renová-la constantemente. Afinal, se você quer mesmo conseguir boas parcerias para alavancar o seu negócio, é necessário ter um bom relacionamento com as pessoas que podem te ajudar.

O networking não deve ser tratado apenas como uma ferramenta extra para fazer negócios, mas como um talento diferencial de relacionamento, pois, hoje em dia, é preciso relacionar-se bem para atingir os seus objetivos.

Ter por perto pessoas competentes, que compartilham de suas mesmas ideias e que dão o suporte necessário para que o seu negócio cresça é fundamental. Mas, é aí que nos perguntamos: como fazer essas associações com outras pessoas? Como fazer com que o networking não seja apenas uma relação interesseira?

É a resposta a essas perguntas que você vai conferir neste post.

O ponto de partida

Antes de mais nada, é preciso fazer uma lista dos seus contatos profissionais e, claro, avaliar o seu nível de proximidade com eles. Se você perceber que tem um relacionamento bem distante com a maioria desses contatos, é hora de sair um pouco da concha e começar a se aproximar das pessoas.

Claro, lembre-se de que é necessário algum tempo e paciência para cultivar boas relações. Uma dica que posso dar de cara é que você frequente lugares onde possa conhecer pessoas diferentes, fazer contatos pessoais. Ir sempre aos mesmo eventos, além de deixar você na mesmice, ainda limita o alcance do seu grupo de contatos.

Claro, não esqueça que bons relacionamentos profissionais podem ser construídos não apenas em congressos, palestras e reuniões com clientes, mas também em lugares mais informais, como uma mesa de bar, um parque e, claro, nas redes sociais, como os grupos do Facebook.

Porém, fazer apenas novos contatos e manter um relacionamento mais próximo não é o suficiente. É preciso ir além e mostrar que você também pode ser um contato valioso para as outras pessoas. Abaixo, confira 3 dicas para fazer isso da maneira mais eficaz.

1. Seja generoso, contribua como puder com o negócio das outras pessoas

networking

Claro, uma das vantagens e dos motivos pelos quais fazemos networking é porque podemos ganhar muito com as associações que fazemos, mas isso não significa que é só você que deve sair ganhando com essa amizade.

Ao começar uma amizade com alguém, pense também no que você tem a oferecer, afinal, uma das melhores formas de encontrar parceiros que possam ajudar com seu negócio é fazendo um networking de qualidade, com amizades realmente produtivas e vantajosas para ambos os lados.

E não precisa fazer muito para contribuir com o negócio das outras pessoas: às vezes, uma simples opinião, um link compartilhado ou um evento divulgado já pode ser suficiente. Use as redes sociais para construir laços mais estreitos, para interagir com mais frequência, marcar encontros, participar de grupos no Facebook etc. Não espere pelo contato das pessoas, seja proativo e não tenha medo de iniciar conversar.

Quando você se mostra uma pessoa aberta para novas amizades, de fácil contato e disposta a ajudar, mesmo que seja com coisas simples, como as que foram citadas acima, as pessoas ficam mais propensas a ajudar você, ainda que você não peça, de forma espontânea.

2. Dê o seu melhor, seja competente.

Você está em busca de uma boa parceria para fazer o seu negócio crescer, certo? Mas você já pensou se você é um parceiro que as outras pessoas teriam interesse em ter por perto? O que você tem a oferecer que também possa somar em ambos os lados da nova associação que você está propondo?

É aí que está a importância de você desenvolver sempre suas habilidades, se atualizar, ser o melhor no que faz. Faça com que o mercado em que você atua reconheça essas suas habilidades e faça com que fique claro que você também tem muito com o que contribuir.

3. Procure os parceiros certos

parceria

É preciso pensar de maneira estratégica. Claro, quase todo mundo tem algo que vai somar ao seu negócio, mas será que esse parceiro não vai somar em uma área que já está muito boa e outra área que está carente de melhoras vai continuar na mesma?

É por isso que é importante identificar as competências que faltam em seu negócio e quem tem conhecimentos que podem agregar mais valor e trazer uma vantagem competitiva para você.

Depois disso, é hora de pensar em construir alianças que sejam duradouras e, para isso, é importante avaliar cuidadosamente os valores e princípios éticos das pessoas com quem você pretende se associar. Procure por pessoas que estejam minimamente alinhados com seus valores e crenças, pois isso pode ter um grande impacto no futuro, que pode ser negativo ou positivo.

Você gostaria de se envolver em uma grande polêmica por conta de um parceiro de longa data? Você gostaria de associar ao seu nome pessoas que fazem algo que você seja totalmente contra, ainda que sejam profissionais extremamente talentosos? Eu acredito que não. Por isso, não faça nenhuma parceria sem antes conhecer a fundo cada profissional para que a relação entre você seja, de fato, longa, saudável e, principalmente, lucrativa para ambos os lados.


Espero que as dicas de hoje tenham ajudado você a melhorar ainda mais o seu networking e a alavancar o seu negócio. E se você gostou deste artigo, vai gostar também deste: Como usar a ferramenta Google Trends para identificar o interesse do seu público.

Um grande abraço e até breve!

 

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