Um ou Vários Nichos?

Entre tantas possibilidades de nichos para se trabalhar, é mesmo difícil se decidir entre atuar em um, dois ou vários.
Muitas pessoas pensam que trabalhar com diversos nichos vai ser garantia de muitos ganhos, afinal são mais possibilidades, mas isso nem sempre é verdade.

Aliás, isso pode se tornar um pesadelo para quem está começando nesse mercado (e até para aqueles que já conhecem mas não estão preparados).

Antes de qualquer coisa, temos que deixar claro o que é nicho e como se escolhe um nicho.
O nicho é a sua área de atuação, ou seja, uma parcela do mercado na qual você vai agir, resolver uma dor.

Alguns dos maiores e mais prolíferos nichos da atualidade são:

  • Saúde
  • Ganhar Dinheiro
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Relacionamentos

Nem é preciso pesquisar ou pensar muito para lembrar de pelo menos uns 3 produtos/serviços/apps de cada um desses itens.
E mesmo assim ainda tem muitas necessidades não atendidas nesses nichos, por isso tantas pessoas atuam neles ou mesmo adentram o Marketing Digital através deles.

A escolha de nicho é bastante pessoal e deve-se levar em consideração vários fatores. Primeiramente, é importante que você esteja familiarizado com o seu nicho ou que ao menos conheça alguém que vai te orientar sobre o universo escolhido.

Quanto mais você compreender seu nicho e as necessidades dele, mais fácil será pra você entregar conteúdo de qualidade e ser bem sucedido.

Existe uma regra de ouro na hora de escolher seu nicho, que eu chamo de PHD! Você deve ter PAIXÃO, HABILIDADE e deve ser um nicho no qual existe DINHEIRO, ou seja, demanda.

Se você tem dúvidas de como escolher um nicho lucrativo e certo pra você, o Welabs tem um conteúdo especial para isso. Para saber mais o que é o Welabs e como você pode acessar diversos cursos por menos de um cafézinho por dia, veja aqui.

Ainda assim, algumas pessoas se encontram na dúvida entre escolher apenas um ou vários nichos, pois querem aumentar suas chances de lucros, porque possuem ideias que servem para vários nichos e até mesmo por indecisão.

Embora na teoria a ideia de começar em vários nichos pareça boa, a realidade não é tão simples assim. Para ser bem sucedido, é muito importante conhecer de verdade seu nicho e seu avatar, entender as necessidades desse público, seu jeito de agir, de se comunicar, as dores que ainda não são atendidas, quais os outros produtos existentes, etc.

A generalização é uma das inimigas do sucesso no Marketing Digital e a segmentação pode ser uma de suas maiores aliadas. Quanto mais específica a sua atuação e sua comunicação, maiores as chances de você estar em contato com quem tem verdadeiro interesse no que você faz/oferece.

Um nicho bem trabalhado requer tempo e investimentos de energia e dinheiro. Você vai ter que analisar métricas para saber se está fazendo tudo direito, vai ter que se empenhar, então imagine fazer isso com vários nichos diferentes ao mesmo tempo?!

Você provavelmente entraria em parafuso, né?!

Isso não quer dizer que você não poderá trabalhar com mais de um nicho futuramente, em absoluto. Depois de experimentar um nicho e se consolidar, aprender o que precisa para mantê-lo funcionando sem muita preocupação, você pode sim passar a atuar em outros nichos, correlatos ou totalmente diferentes, e assim gerar lucros recorrentes de várias frentes.

Mas lembre-se, é muito melhor conhecer muito de uma área do que um pouquinho de tudo!

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