Como fazer vídeos: 3 dicas de mestre para você começar agora

Você gostaria de saber como fazer vídeos de qualidade para ter ainda mais sucesso em seu negócio digital? Então, continue lendo este post e confira as dicas quentíssimas do Ivan Oliveira, a maior autoridade sobre vídeos para internet e palestrante do CONAED.

Você já sabe que entregar conteúdo de qualidade é de suma importância para criar relacionamento com seu cliente, construir sua autoridade na internet, fazendo com que mais pessoas conheçam e confiem no seu produto e, claro para rankear sua página nos buscadores.

Enfim, conteúdo de qualidade é essencial, mas será que você sabe a melhor forma de entregar esse conteúdo? Claro, ter um blog é fundamental, principalmente se você quer se posicionar bem no Google e ser encontrado por pessoas interessadas no assunto que você escreve.

Mas existem várias maneiras de entregar esse conteúdo, e você não deve esquecer que um dos segredos para que o seu público sempre se sinta estimulado a a consumir o seu conteúdo é diversificando. Isso quer dizer que nem sempre você precisa escrever grandes textos para entregar um conteúdo de qualidade e que conquiste, de fato, as pessoas. Esse conteúdo pode ser entregue em imagens, usando um infográfico, por exemplo, mas também pode ser entregue em vídeo.

Por que vídeo?

A primeira coisa que você deve saber é que, se o seu objetivo é vender, o vídeo é uma mídia que converte mais. Claro, o conteúdo escrito tem um valor indiscutível, mas as pessoas têm mostrado uma preferência maior pelo vídeo e você não pode simplesmente negligenciar essa informação.

De fato, o melhor método para passar conhecimentos e ideias do que o vídeo, pois ele é capaz de passar uma enorme quantidade de estímulos visuais e auditivos, além de prender a atenção da pessoa de um jeito que a leitura jamais será capaz. Para você ter uma ideia, atualmente, o brasileiro assiste 5 horas e meia de televisão por dia. Isso significa que as pessoas gastam 1/4 de seus dias na frente na TV. Em contrapartida, você faz ideia do quanto essas mesmas pessoas leem? Pois é, melhor nem comentar.

E mesmo que você ache que não tem capacidade, pois não tem nenhum aparato tecnológico adequado, ou nenhuma experiência em gravar vídeos, é possível, sim, começar a gravar e fazer com que esse vídeo leve o seu produto e suas ideias para as outras pessoas.

O nosso especialista Ivan Oliveira, do canal e blog VideoHero, palestrante do CONAED e uma verdadeira autoridade quando se fala de produção de vídeos para a internet. Abaixo, confira 3 dicas dele para começar a gravar os seus vídeos.

1. Escolhendo sua câmera

Você pode estar pensando que é preciso fazer um alto investimento e comprar uma câmera profissional para começar a gravar os seus vídeos, mas a verdade é que o investimento que você precisa fazer pode ser bem baixo ou pode ser que você já tenha aí uma câmera poderosa e nem se dê conta disso.

O seu celular pode, sim, substituir uma boa câmera, acredite. Dependendo do modelo do aparelho que você tem em mãos, ele pode gravar em uma resolução muitas vezes melhor do que algumas câmeras profissionais e bem mais caras que ele. Se você já tem um iPhone do modelo 4 em diante ou um Galaxy do modelo II em diante, você já tem uma câmera poderosa, que grava em full HD.

Além disso, uma outra vantagem de usar o celular é que você tem uma câmera que está sempre no seu bolso e que tem várias utilidades. E, claro, você pode gravar a qualquer momento, quando aparecer uma oportunidade inesperada.

Quando você for comprar um celular, então, preste atenção em algumas coisas, como o tamanho da lente, pois quanto maior ela for, melhor. Cheque também se o celular grava em full HD.

Mas não se esqueça de que o celular é algo apenas para começar e quebrar um galho. Quando você começar a gravar com mais frequência e de uma maneira mais profissional, a necessidade de ter uma câmera de verdade e um aparato mais profissional irá aparecer naturalmente.

2. Microfone

O microfone é essencial, por mais que as câmeras venham com um microfone acoplado, ter um microfone adequado irá fazer com que sua voz saia mais clara, sem ruídos e ecos do ambiente e de uma forma mais profissional.

Se você quer uma opção barata e simples, a dica é optar pelo microfone de lapela, que é fácil de manusear e pode até ficar escondido por baixo da roupa. Principalmente se você grava vídeos na rua, o microfone é essencial.

Claro, se você vai gravar com seu smartphone, tenha cuidado na hora de plugar o microfone na entrada de fone de ouvido. Use um plug que tenha 4 vias, como as dos fones de ouvido normais, para que o celular identifique o aparelho como sendo um headset e grave o audio.

3. Rankeando o seu vídeo

Aqui, estamos falando de rankear de maneira orgânica. Claro, você pode pagar para aparecer nos anúncios do Google, lá em cima, mas saiba que as pessoas preferem clicar no primeiro resultado da busca orgânica. Aqui, as técnicas básicas de SEO são fundamentais e você deve usá-las sem medo.

Por isso, escolha uma palavra-chave que as pessoas estão buscando e nomeie, inclusive, o seu vídeo com ela antes de subi-lo no YouTube. Na descrição, você também não pode deixar a descrição de lado. Nela, você pode usar a sua palavra-chave, além de outras consideradas relevantes e deixar um link para o seu site, para que a sua audiência saiba onde te encontrar.

Outra dica de ouro é deixar um link do próprio vídeo na descrição. Por mais que isso pareça redundante, lembre-se de que o seu vídeo pode ser incorporado a outros sites, fazendo com que o link da descrição aponte para o YouTube, deixando o seu vídeo ainda mais relevante nas buscas.

As tags também devem ser preenchidas com as palavras-chave que são relevantes para rankear o seu vídeo, por isso, não deixe essa parte de lado. Procure também saber o que os primeiros resultados que usam a sua palavra-chave usaram como tags, isso pode lhe ajudar bastante a se posicionar melhor.

Bom, pessoal, essas foram as dicas de hoje, mas você pode conferir ainda mais dicas de SEO em: Como usar o SEO para aumentar a audiência do seu site

Sucesso, forte abraço e até a próxima!

 

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

Quer aprender mais sobre como ter um negócio de sucesso usando a Internet?
Então aproveite e baixe grátis as 5 Maiores Sacadas que tirei do meu livro, Negócios Digitais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *