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{"id":3017,"date":"2016-03-05T08:00:28","date_gmt":"2016-03-05T11:00:28","guid":{"rendered":"http:\/\/conaed.com.br\/?p=3017"},"modified":"2016-03-04T14:53:58","modified_gmt":"2016-03-04T17:53:58","slug":"ideia-de-negocio","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/conaed.com.br\/autoria\/ideia-de-negocio\/","title":{"rendered":"A sua ideia \u00e9 um bom neg\u00f3cio? 4 dicas para prever se seu neg\u00f3cio vai dar certo"},"content":{"rendered":"

Ser\u00e1 que a sua ideia de neg\u00f3cio \u00e9 promissora? \u00c9 poss\u00edvel saber se um neg\u00f3cio vai dar certo antes mesmo de come\u00e7ar? Confira a resposta dessas perguntas neste post.<\/p>\n

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Abrir um neg\u00f3cio, acredite, \u00e9 o objetivo de grande parte da popula\u00e7\u00e3o brasileira, que est\u00e1, em sua maioria, infeliz no trabalho. A perspectiva de construir sua pr\u00f3pria empresa, ter uma boa fonte de renda e trabalhar do seu jeito \u00e9, de fato, muito motivadora, ainda mais quando se tem uma ideia que voc\u00ea acha que vai dar muito certo.<\/p>\n

Voc\u00ea j\u00e1 tem uma boa ideia de neg\u00f3cio? Voc\u00ea sonha em abrir sua pr\u00f3pria empresa, mas tem medo de tudo dar errado? Bom, o primeiro passo \u00e9 esquecer o medo e saber que um empreendedor corre riscos. Voc\u00ea precisa acreditar e confiar em si mesmo antes de qualquer coisas. Por\u00e9m, como tudo na vida, \u00e9 preciso mais do que apenas acreditar que as coisas v\u00e3o dar certo, \u00e9 preciso se certificar que as chances de sucesso s\u00e3o altas para saber onde voc\u00ea est\u00e1 pisando.<\/p>\n

Voc\u00ea pode at\u00e9 pensar que se sua ideia \u00e9 inovadora, ent\u00e3o as chances de dar certo s\u00e3o grandes e que isso \u00e9 o bastante para colocar seus planos em pr\u00e1tica, mas esse \u00e9 um dos piores erros dos empreendedores iniciantes. Se voc\u00ea j\u00e1 teve uma boa ideia e est\u00e1 ansioso para colocar tudo em pr\u00e1tica, \u00e9 hora de saber, antes de mais nada, se essa ideia de neg\u00f3cio tem tudo pra dar certo!<\/p>\n

Olhar o que j\u00e1 deu certo \u00e9 uma boa ideia?<\/h2>\n

Uma das primeiras coisas que v\u00eam \u00e0 nossa mente na hora de analisar se a ideia de neg\u00f3cio \u00e9 boa \u00e9 dar uma olhada no que deu certo para a concorr\u00eancia. Por\u00e9m, \u00e9 preciso tomar um certo cuidado em rela\u00e7\u00e3o a isso. Tudo \u00e9 relativo no mundo dos neg\u00f3cios. O que deu certo para a concorr\u00eancia pode dar certo para voc\u00ea, com certeza, mas isso depende.<\/p>\n

O empreendedorismo \u00e9 rodeado por uma infinidade de vari\u00e1veis, e a sua ideia \u00e9 apenas uma dentre milhares de outras. E apesar de muitos empreendedores experientes terem no\u00e7\u00e3o do que j\u00e1 deu certo no passado, \u00e9 imposs\u00edvel ter certeza de que essa mesma coisa dar\u00e1 certo no futuro. Ou seja, \u00e9 importante ver o que seus concorrentes est\u00e3o fazendo, mas jamais tome isso como uma seguran\u00e7a de que o seu neg\u00f3cio vai funcionar t\u00e3o bem quanto os dos outros.<\/p>\n

E como prever o sucesso do meu neg\u00f3cio? – Voc\u00ea pode ainda estar se perguntando isso. Foi para responder a esse questionamento que trouxemos as dicas que voc\u00ea confere abaixo!<\/p>\n

1. Antes de mais nada, observe<\/h2>\n

\"observar\"<\/a><\/p>\n

Como j\u00e1 dissemos logo acima, \u00e9 importante, claro, saber um pouco sobre a sua concorr\u00eancia, mas o mais importante \u00e9 observar como seus potenciais clientes se comportam em rela\u00e7\u00e3o ao seu produto.<\/p>\n

Converse com as pessoas, leia mais, busque not\u00edcias, descubra o que as pessoas querem! Voc\u00ea pode ter uma ideia revolucion\u00e1ria em mente, mas ser\u00e1 que \u00e9 isso que as pessoas desejam comprar? Ser\u00e1 que elas est\u00e3o dispostas a pagar o pre\u00e7o que o seu produto vale? Uma ideia inovadora que n\u00e3o vende, n\u00e3o vale nada.<\/p>\n

Ser\u00e1 que as pessoas est\u00e3o cientes de que t\u00eam um problema e que o seu produto pode resolv\u00ea-lo? \u00c9 muito mais f\u00e1cil vender para um p\u00fablico que sabe que precisa resolver determinado problema. Nesse caso, se o seu produto promete resolver isso de forma r\u00e1pida, inovadora e eficaz, as chances de sucesso sobem bastante.<\/p>\n

2. N\u00e3o subestime as pesquisas de mercado<\/h2>\n

\"p\u00fablico-alvo\"<\/a><\/p>\n

Voc\u00ea observou um pouco a concorr\u00eancia, descobriu que seu produto resolve um problema do seu p\u00fablico e at\u00e9 conversou com alguns amigos, mas s\u00f3 isso n\u00e3o basta. \u00c9 preciso saber se existe demanda pelo seu produto ou servi\u00e7o.<\/p>\n

Para isso, claro, \u00e9 importante conversar com poss\u00edveis clientes e, quando me refiro a isso, digo poss\u00edveis clientes mesmo, n\u00e3o pessoas do seu conv\u00edvio. Converse com pessoas que n\u00e3o tenham v\u00ednculo e nem obriga\u00e7\u00e3o de gostar de voc\u00ea, pois isso pode acarretar em respostas tendenciosas. Descubra se essas pessoas teriam disposi\u00e7\u00e3o para pagar pelo que voc\u00ea oferece e quanto elas pagariam.<\/p>\n

Tome cuidado tamb\u00e9m ao delimitar o seu mercado. Se ele for muito grande, talvez voc\u00ea esteja come\u00e7ando errado, por isso, cuidado com esses mercados muito generalizados. Foque no seu nicho e busque conversar com pessoas que fa\u00e7am parte dele. Procure por pessoas que realmente enxergam o valor do seu produto e avalie se voc\u00ea tamb\u00e9m pode vender para essas pessoas.<\/p>\n

3. Ofere\u00e7a a melhor solu\u00e7\u00e3o<\/h2>\n

\"solu\u00e7\u00e3o\"<\/a><\/p>\n

Ok, o seu produto resolve uma dor do seu p\u00fablico e esse p\u00fablico, por sua vez, procura uma solu\u00e7\u00e3o por essa dor. At\u00e9 a\u00ed, tudo bem, mas ser\u00e1 que a sua solu\u00e7\u00e3o \u00e9 diferente e, principalmente, melhor do que a que a concorr\u00eancia j\u00e1 oferece?<\/p>\n

Seu produto\/servi\u00e7o n\u00e3o precisa ser a op\u00e7\u00e3o mais barata do mercado. Voc\u00ea tem que se preocupar com o valor agregado que ele carrega. Novamente, pesquise: ser\u00e1 que o mercado espera um pouco mais das solu\u00e7\u00f5es que j\u00e1 est\u00e3o \u00e0 venda? O que pode ser feito de diferente e, principalmente, de melhor? Essas perguntas s\u00e3o importantes porque n\u00e3o adianta lan\u00e7ar nada de diferente que n\u00e3o seja o melhor e tamb\u00e9m n\u00e3o adianta lan\u00e7ar algo se o seu p\u00fablico j\u00e1 est\u00e1 plenamente satisfeito com o que j\u00e1 tem.<\/p>\n

4. Teste!<\/h2>\n

\"testar\"<\/a><\/p>\n

Por fim, as pesquisas de nada valem se n\u00e3o houver uma a\u00e7\u00e3o concreta. Por isso, \u00e9 importante testar o que voc\u00ea est\u00e1 querendo lan\u00e7ar, antes mesmo de ter tudo devidamente pronto para a vendas.<\/p>\n

Crie um prot\u00f3tipo do seu produto ou servi\u00e7o e d\u00ea uma amostra para os potenciais cliente. N\u00e3o se preocupe em deixar tudo perfeito e finalizado, afinal, de acordo com as opini\u00f5es e sugest\u00f5es que voc\u00ea ir\u00e1 receber, alguns detalhes ainda podem ser modificados e melhorados.<\/p>\n

Al\u00e9m de gerar um feedback bem bacana, testar o produto, distribuindo-o de forma gratuita para pessoas que fazem parte do seu p\u00fablico gera confian\u00e7a e valor, al\u00e9m de, como foi dito anteriormente, traz a oportunidade de adequar ainda mais o seu produto ao que o p\u00fablico espera dele. \u00a0Claro, lembre-se de manter os custos b\u00e1sicos. N\u00e3o precisa investir grandes quantias para fazer um simples teste da sua ideia.<\/p>\n

Com essas dicas, voc\u00ea, com certeza, ter\u00e1 mais seguran\u00e7a para come\u00e7ar o seu neg\u00f3cio e ter muito sucesso com ele. N\u00e3o esque\u00e7a nunca de que planejar \u00e9 sempre o primeiro passo. Por mais que sua ideia seja brilhante e tenha uma excelente aceita\u00e7\u00e3o por parte do p\u00fablico, se n\u00e3o houver planejamento, se voc\u00ea n\u00e3o souber aonde quer chegar, certamente n\u00e3o ir\u00e1 a lugar nenhum.<\/p>\n

Nos encontramos no pr\u00f3ximo post, at\u00e9 l\u00e1!<\/p>\n

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