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{"id":3310,"date":"2016-03-20T08:00:59","date_gmt":"2016-03-20T11:00:59","guid":{"rendered":"http:\/\/conaed.com.br\/?p=3310"},"modified":"2016-03-18T15:56:40","modified_gmt":"2016-03-18T18:56:40","slug":"publicidade-no-facebook","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/conaed.com.br\/autoria\/publicidade-no-facebook\/","title":{"rendered":"Publicidade no Facebook: Um guia completo para segmentar seus an\u00fancios"},"content":{"rendered":"

A publicidade no Facebook est\u00e1 em alta e \u00e9 uma excelente oportunidade para todo empreendedor digital aproveitar. E, com o guia que vou mostrar hoje, voc\u00ea n\u00e3o ter\u00e1 mais desculpas para deixar de anunciar no Facebook.<\/p>\n

<\/p>\n

Voc\u00ea acha que a publicidade no Facebook n\u00e3o \u00e9 para voc\u00ea e n\u00e3o trar\u00e1 resultados com os an\u00fancios do seu produto? A n\u00e3o ser que seu p\u00fablico esteja em outra gal\u00e1xia, \u00e9 poss\u00edvel, sim, segmentar os an\u00fancios e atingir exatamente o p\u00fablico que voc\u00ea deseja, n\u00e3o importa se voc\u00ea \u00e9 um cabeleireiro, veterin\u00e1rio ou empreendedor digital: o Facebook segmentou o p\u00fablico que voc\u00ea quer atingir e voc\u00ea pode usar isso a seu favor.<\/p>\n

Mas disso voc\u00ea talvez j\u00e1 soubesse. O que muitas pessoas esquecem ou n\u00e3o sabem \u00e9 das possibilidades que se encontram na se\u00e7\u00e3o “Audi\u00eancia” do seu gerenciador de an\u00fancios.<\/p>\n

\"publicidade-no-facebook-11\"<\/a><\/p>\n

S\u00e3o centenas de milhares de op\u00e7\u00f5es de segmenta\u00e7\u00e3o, que podem ser uma mina de ouro nas m\u00e3os certas, basta que voc\u00ea analise com cuidado.<\/p>\n

O que eu quero mostrar para voc\u00ea hoje s\u00e3o as v\u00e1rias op\u00e7\u00f5es de segmenta\u00e7\u00e3o dispon\u00edveis no Facebook que voc\u00ea talvez nem soubesse que est\u00e3o l\u00e1.<\/p>\n

Quem \u00e9 o seu p\u00fablico?<\/h2>\n

Antes de direcionar os seus an\u00fancios para determinado p\u00fablico, \u00e9 necess\u00e1rio que, obviamente, voc\u00ea saiba exatamente quem \u00e9 o seu p\u00fablico.<\/p>\n

Quando eu digo isso, n\u00e3o basta que voc\u00ea saiba apenas informa\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas como idade e sexo, mas tamb\u00e9m informa\u00e7\u00f5es mais espec\u00edficas, como o que essas pessoas gostam de ler, para onde gostam de sair, onde moram, que websites visitam com mais frequ\u00eancia, se t\u00eam filhos etc. Enfim, re\u00fana o m\u00e1ximo de informa\u00e7\u00f5es relevantes poss\u00edvel.<\/p>\n

O que importa \u00e9 que voc\u00ea pesquise seu p\u00fablico a fundo antes de investir em an\u00fancios, para que voc\u00ea consiga ter resultado em suas campanhas.<\/p>\n

Existem ferramentas online gratuitas, como o Alexa<\/strong><\/a>, que permitem que voc\u00ea colete dados da concorr\u00eancia ou de sites influentes do seu nicho.<\/p>\n

Isso vai te ajudar a ter um p\u00fablico alvo baseado em dados reais, n\u00e3o apenas do que voc\u00ea acha que \u00e9. Tendo esses dados anotados, \u00e9 hora de voltar para o gerenciador de an\u00fancios do Facebook. Sempre que voc\u00ea for criar um an\u00fancio no Facebook, ver\u00e1 essas op\u00e7\u00f5es:<\/p>\n

\"publicidade-no-facebook-2\"<\/a><\/p>\n

Agora, vamos nos aprofundar um pouco em cada uma delas.<\/p>\n

Localiza\u00e7\u00e3o<\/h2>\n

Onde essas pessoas moram? \u00c9 importante que voc\u00ea saiba detalhes como cidade, estado, c\u00f3digo postal, pa\u00eds…<\/p>\n

Idade<\/h2>\n

Qual faixa et\u00e1ria voc\u00ea quer atingir? Quantos anos em m\u00e9dia o seu p\u00fablico tem? Seria interessante que seu p\u00fablico utilizasse bastante o Facebook, afinal, n\u00e3o adianta anunciar num lugar onde voc\u00ea n\u00e3o vai ser visto.<\/p>\n

G\u00eanero<\/h2>\n

Qual \u00e9 o g\u00eanero do seu p\u00fablico? S\u00e3o mulheres, homens ou ambos? Geralmente, essa \u00e9 uma das informa\u00e7\u00f5es mais f\u00e1ceis de descobrir, mas cuidado ao se guiar pela sua intui\u00e7\u00e3o, \u00e0s vezes o resultado de uma r\u00e1pida pesquisa de mercado pode surpreender.<\/p>\n

Outros dados demogr\u00e1ficos<\/h2>\n

Existem outras perguntas mais espec\u00edficas que voc\u00ea pode responder, tornando sua campanha de an\u00fancios ainda mais assertiva, tais como:<\/p>\n

Qual o status de relacionamento? Em que g\u00eanero eles est\u00e3o interessados (homem? mulher? ambos?)<\/p>\n

Qual o n\u00edvel educacional? (fundamental? m\u00e9dio? Superior?) Em qual \u00e1rea essas pessoas estudam? (Medicina? Marketing? Economia?) Que institui\u00e7\u00e3o de ensino frequentam?<\/p>\n

Qual a profiss\u00e3o? Em qual empresa trabalham? O que fazem l\u00e1?<\/p>\n

Qual a faixa de renda? De quanto \u00e9 o patrim\u00f4nio l\u00edquido?<\/p>\n

Possuem casa pr\u00f3pria? Moram de aluguel? Quantas pessoas t\u00eam na fam\u00edlia\/em casa?<\/p>\n

Pertencem a qual etnia? Fazem parte de qual gera\u00e7\u00e3o?<\/p>\n

T\u00eam filhos? Se sim, qual a faixa et\u00e1ria deles?<\/p>\n

Quais as convic\u00e7\u00f5es pol\u00edticas?<\/p>\n

Quais s\u00e3o os principais eventos na linha do tempo?<\/p>\n

Interesses<\/h2>\n

Aqui \u00e9 o lugar onde voc\u00ea vai definir os interesses do seu p\u00fablico e conhecer os seus poss\u00edveis concorrentes, que estar\u00e3o na rela\u00e7\u00e3o de interesses das pessoas.<\/p>\n

O que seu p\u00fablico costuma ler? (revistas, jornais, livros, blogs…)<\/p>\n

Quem s\u00e3o as pessoas de maior influ\u00eancia no seu nicho?<\/p>\n

Que ferramentas na web eles usam?<\/p>\n

Que tipo de eventos eles frequentam?<\/p>\n

Comportamentos<\/h2>\n

Seu avatar tem um ve\u00edculo? Qual o tipo? Qual o modelo e ano? Quanto pagou por ele? Quantos carros j\u00e1 compraram?<\/p>\n

Seu avatar faz algum trabalho para a caridade? Fez servi\u00e7o volunt\u00e1rio? Para qual institui\u00e7\u00e3o? Por qual causa ele luta? (animal, ambiental, religiosa, pol\u00edtica…)<\/p>\n

Costuma jogar videogames? Que tipo de jogo eles preferem? (jogos online, jogos para consoles, jogos para computador…)<\/p>\n

Passa muito tempo online? Se sim, o que costuma fazer? (criar eventos, postar fotos, aprender coisas novas, conversar com os amigos…)<\/p>\n

Possui algum neg\u00f3cio, mesmo que pequeno?<\/p>\n

Em que m\u00eas costuma renovar os seguros (carro, casa, sa\u00fade…)<\/p>\n

Ele \u00e9 propenso a fazer investimentos?<\/p>\n

Como costuma pagar as compras? (cart\u00e3o de cr\u00e9dito, d\u00e9bito, cart\u00f5es de lojas de departamento, boleto banc\u00e1rio, em esp\u00e9cie…)<\/p>\n

Possui dispositivos m\u00f3veis? De qual marca? Qual o sistema operacional?<\/p>\n

O que costuma comprar? Quais s\u00e3o os h\u00e1bitos de consumo?<\/p>\n

Que marcas de roupa prefere?<\/p>\n

O que costuma comer?<\/p>\n

Por qual tipo de esportes se interessa?<\/p>\n

Em que tipo de loja prefere comprar? Tem algum servi\u00e7o por assinatura? (revista, canais de tv, cart\u00f5es de d\u00e9bito pr\u00e9-pagos)<\/p>\n

Costuma viajar (seja a trabalho ou lazer)? Se sim, para onde? Planeja muitas viagens? Em qual \u00e9poca do ano? Onde prefere se hospedar?<\/p>\n

Impressionado com a precis\u00e3o que voc\u00ea pode ter ao direcionar seus an\u00fancios? Observe que voc\u00ea pode escrever o que quiser no campo de interesses, n\u00e3o apenas escolher a partir da lista do Facebook. Ou seja, as possibilidades s\u00e3o infinitas.<\/p>\n

E como eu posso saber o tamanho do meu p\u00fablico-alvo?<\/h2>\n

\"target\"<\/a><\/p>\n

Em primeiro lugar, n\u00e3o existe a f\u00f3rmula perfeita e infal\u00edvel para misturar e combinar as diferentes op\u00e7\u00f5es que v\u00e3o te ajudar a atingir o seu p\u00fablico-alvo.<\/p>\n

Ao come\u00e7ar uma campanha, come\u00e7amos por um alvo em qualquer lugar de 500.000 a 1 milh\u00e3o de pessoas.\u00a0Isso pode ser feito inserindo uma lista de interesses e selecionando homens, entre 55-65 anos, para realmente estreitar o p\u00fablico e diminuir o alcance.<\/p>\n

Se o seu neg\u00f3cio \u00e9 pequeno e atende apenas o p\u00fablico local, \u00a0n\u00e3o se preocupe em atingir 500.000 pessoas, isso vai ser bem dif\u00edcil dif\u00edcil, pois o local ir\u00e1 diminuir sua segmenta\u00e7\u00e3o. Preocupe-se apenas com os interesses, comportamentos e dados demogr\u00e1ficos do seu p\u00fablico-alvo.<\/p>\n

Voc\u00ea pode direcionar sua campanha para as pessoas que est\u00e3o em determinada \u00e1rea com um determinado comportamento ou interesse, ou mais de uma coisa, isso vai depender do seu tipo de produto e quem vai se interessar por ele.<\/p>\n

Bom, mas acredito que aqui voc\u00ea j\u00e1 tenha entendido a alma do neg\u00f3cio. Ter um p\u00fablico gigante, atingir milh\u00f5es e milh\u00f5es de pessoas seria o ideal, mas nem sempre \u00e9 o mais adequado nem o melhor para n\u00f3s.<\/p>\n

Agora, \u00e9 hora de voc\u00ea todas as op\u00e7\u00f5es de segmenta\u00e7\u00e3o do Facebook, ver quais se aplicam ao seu nicho e testar. Os dados ao final dos testes \u00e9 quem v\u00e3o dizer qual das centenas de op\u00e7\u00f5es de segmenta\u00e7\u00e3o ir\u00e3o trazer mais convers\u00f5es para voc\u00ea.<\/p>\n

Este artigo ajudou voc\u00ea? Tem mais alguma dica bacana para compartilhar? Ent\u00e3o conte aqui nos coment\u00e1rios! Hoje, fico por aqui. Um abra\u00e7o e at\u00e9 o pr\u00f3ximo post!<\/p>\n

 <\/p>\n

Gostou? \u00a0Ent\u00e3o me diga nos coment\u00e1rios as sacadas\/d\u00favidas e coment\u00e1rios que surgiram para voc\u00ea.<\/p>\n

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