O primeiro lançamento do seu negócio digital é parecido com o nascimento do seu primeiro filho…
Temos muitas dúvidas se estamos fazendo tudo certo, ficamos ansiosos e perdemos muito sono.
Para ajudar você que está preparando ou sonha em fazer o seu primeiro lançamento, eu pedi a ajuda do meu grande amigo Carlos Magno para te ensinar como fazer o seu lançamento dar certo.
Para quem ainda não conhece, o Carlos Magno é um dos criadores do Turbinador Digital e diretor na Smart Fusion junto com seu sócio Leonardo Fernandes e tem como missão de vida trabalhar ajudando empreendedores a obter sucesso.
Os 4 pilares necessários para o sucesso do seu primeiro lançamento
Você se encontra em alguma das seguintes situações?
- Você descobriu a fórmula do sucesso mas não começou a botar em prática ainda, não conseguiu ganhar nada e, pior, só teve despesas.
- Você pagou por uma fórmula que vai te dar sucesso (com a sequência de lançamento de objetivo, planejamento, relacionamento e disciplina) mas ainda não percebeu que precisa de um projeto em paralelo para identificar cada coisa.
Depois de fazer alguns lançamentos é possível mapear seus passos e fazer novamente da mesma forma em outros lançamentos.
Eu criei uma mapa de lançamento em quatro passos que vão garantir seu sucesso. O maior inimigo do seu projeto é a procrastinação, é a tendência de adiar os próprios sonhos, as próprias ações, o que faz com que muitos empreendedores não consigam tirar seus planos do papel.
Por exemplo, para combater a minha própria procastinação quando vou praticar meu esporte favorito, ligo para um amigo que pratique a mesma coisa e combino, na noite anterior, de irmos juntos. Eu me comprometo a buscar o amigo, marcando horário e lugar. Assim, o fato de ter me comprometido com mais alguém além de eu mesmo faz com que eu não desista. Eu usa isso também em outras áreas da minha vida, por exemplo, se precisa fazer uma filmagem, eu chamo um amigo para ajudar e assim vou levar o compromisso muito mais a sério. Você deve achar uma forma de minimizar ao máximo a sua procrastinação.
O passo seguinte é Mitigar os Riscos, ou seja, evitar problemas futuros que possam acontecer com o seu projeto, assim os impactos da procrastinação serão bem menores. Se você ainda não fez seu lançamento, não é por não saber. É o seu comportamento que tem que mudar. Você tem que entrar de cabeça e não parar mais até fechar seu carrinho e entregar seu produto, senão seu lançamento nunca vai acontecer e você vai ficar para trás.
Eu lembre de um projeto para o qual fui contratado uma vez que tinha extremo potencial para funcionar mas que tinha erros desde o início, o que o impedia de ser realizado e isso pode acontecer com você se não planejar bem o seu lançamento. O tal projeto da empresa ainda estava sendo planejado durante a mudança de diretores e não fazia parte do plano estratégico da empresa, o que fez com que ao chegar o novo diretor, ele fosse engavetado e os mais de 800 mil reais que já haviam sido gastos fossem perdidos.
Se não planejamos direito os nossos passos, não conseguimos processar todas as informações e toda a demanda que temos sobre nós. No Marketing Digital, tudo caminha muito mais rápido, estamos sempre cheios de tarefas e coisas para fazer, e se não sabemos que rumo tomar, acabamos entrando em modo de espera, nos desesperamos e não conseguimos fazer nada.
Para evitar isso, devemos nos organizar e colocar cada coisa a seu tempo, num passo a passo.
- Encontre a missão do seu lançamento e estruture as macro atividades do seu projeto.
- Planeje o seu lançamento e detalhe as macro-atividades.
- Executar, controlar e monitorar o seu lançamento todos os dias até o fechamento do carrinho.
- Entregar seu produto, se comunicar com seus clientes e finalmente colher seus frutos.
Eu vou detalhar especialmente o primeiro passo para que você possa ficar pronto para criar o cronograma do seu lançamento. Mas isso só vai funcionar se você se comprometer a criar o seu.
Primeiro você deve responder a algumas perguntas:
- O que te motiva? Motivação é o que move o empreendedor. Encontre-a antes de tudo e lembre-se dela em todos os seus lançamentos.
- Qual a missão desse lançamento? Ele vai expor a sua marca? Qual a associação que você espera que as pessoas façam a partir dessa exibição? O que você quer que as pessoas digam sobre a sua marca quando forem falar dela? Você quer exibir a sua pessoa como profissional? O que espera que digam sobre você?
Quando você responde essas questões você vai levantar todos os dias determinado a trabalhar no seu projeto pois ele está alinhado com os seus sonhos.
Fazendo uma analogia, preparar a terra para o plantio é o primeiro passo, plantar é o segundo. Cuidar do que você plantou para que cresça forte é o terceiro passo e colher é o último. Sua motivação tem que estar presente em todos os passos e não apenas no resultado.
Para finalizar, tente esse exercício: Tente se visualizar no futuro, no que você deseja para si e onde você se vê daqui 5 anos. E como seu público te vê. Essa visão vai te nortear para buscar todo o resto. Sabendo onde você quer estar, pode traçar o caminho até lá.
Pergunte-se:
- Você precisa fazer algum treinamento específico para ajudar seu público no que eles precisam?
- Qual conteúdo você já é capaz de produzir para o seu público hoje?
- Como você vai se comunicar com o seu público? (Youtube, Blog, e-mails, Podcasts, etc.)
- Você pode chegar lá sozinho?
- Precisa de ajuda?
- Quem pode te ajudar?
Veja quais os possíveis produtos que você pode oferecer ao seu público e que tipo de problemas eles vão resolver. Lembre-se sempre de onde você deseja estar no futuro e dedique-se de verdade, sem procrastinar.
Gostou dessa aula? Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.
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