5 etapas essenciais para usar o Marketing Digital da forma correta
Por acaso, você conhece algo que pode gerar mais resultados do que investir na internet através do marketing digital?
Você já ouviu falar de Negócios Digitais?
Por acaso, você tem a noção de quanto a internet pode ajudar na construção de um negócio de sucesso? Seja um negócio físico, digital ou misto?
Sinceramente, eu mesmo não conheço nada com maior poder de gerar resultados do que usar marketing digital nos negócios… e se você conhecer, por favor me avise, pois eu vou buscar conhecer melhor…
Neste artigo, eu vou te explicar o que são Negócios Digitais e como você mesmo pode usar o marketing digital para construir um negócio bem sucedido…
Um negócio que te traga a tranquilidade de uma melhor qualidade de vida, podendo passar mais tempo com sua família, sendo reconhecido como uma pessoa que se importa em fazer a diferença no mundo e ainda ser bem remunerado para isso…
Parece bom demais, não?… E é bom demais mesmo!!!
Hoje, a internet democratizou a forma de fazer negócios e abriu condições extraordinárias para a prosperidade das pessoas de bem…
E afinal, o que é um Negócio Digital?
Vou te explicar de uma forma bem didática… Note que o que eu vou apresentar serve até mesmo para negócios físicos…
Minha recomendação é que você leia esse artigo com atenção até o final, pois a parte mais legal, o clímax como de costume acontece no final…
Então vamos lá…
Primeiro, seu negócio na internet começa com um endereço virtual que chamamos de domínio…
Nesse endereço, você hospeda uma página ou um blog.
E nessa página ou blog, você divulga seus produtos ou serviços para vender, certo?
Errado!
Claro que não! Aqui está o problema… muita gente acredita que é assim que se usa a internet nos negócios…
E aí alguém pode perguntar:
“Então a alternativa é fazer anúncios nas mídias sociais ou no Google sobre meus produtos e serviços, certo?”
Errado de novo!
“Já sei… o melhor jeito então é fazer um monte de postagens legais nas mídias sociais para que as pessoas interajam comigo…”
Opa! Já melhorou muito! Mas ainda não é só isso…
O que está faltando é uma estrutura que una essas coisas e sobretudo, que prepare o visitante do seu site ou blog pare ele se tornar seu cliente…
E mais do que se tornar um simples cliente… que ele vire um verdadeiro fã do seu trabalho, que volte a comprar de você outras vezes e também recomende você para outras pessoas…
Vou desenhar essa estrutura para você…
Vou dividir em 5 etapas…
Fique atento, pois cada uma das etapas é uma peça importante nos Negócios Digitais. E a etapa 5, na minha opinião, é espetacular! Por isso, continue lendo com calma, pois vamos chegar na etapa 5 na hora certa…
Etapa 1 do marketing digital: Construção de um site ou blog
A primeira etapa para usar o marketing digital da forma correta é a construção de um site ou blog. Mas não é qualquer site ou blog.
A característica principal é que ele contenha conteúdo de valor…
Você sabe o que é conteúdo de valor?
Conteúdo de valor não é apenas qualquer informação. Informação apenas, a internet está cheia… E as pessoas não aguentam mais…
É preciso que seja informação mais qualificada, é preciso que seja informação de real interesse do público, é conteúdo que as pessoas valorizam. Por isso, o nome conteúdo de valor…
E você sabe como se produz conteúdo de valor?
Pois bem, existem técnicas para isso (e eu posso explicar em outro momento), mas a primeira coisa a saber é por que esse conteúdo é importante.
A razão mais importante é conquistar a confiança das pessoas!
Pense um pouco… de quem as pessoas compram mais? De quem elas confiam ou de quem não confiam?
É claro que as pessoas compram mais de quem confiam! Aliás, chegam a pagar mais caro para comprar de quem confiam.
Nesse processo de geração de valor e conquista da confiança, acontecem outros 2 efeitos muito benéficos em relação à você e a sua empresa.
O primeiro efeito é o reconhecimento de você como uma autoridade no assunto do seu segmento. E o outro é o sentimento de reciprocidade que as pessoas terão por você.
Toda vez que você agrega valor na vida das pessoas, esse sentimento é despertado e as pessoas ficam mais propensas a lhe retribuir de alguma forma.
Mas atenção!
Perceba que esse conteúdo é gratuito! Você vai gerar valor para as pessoas em seu site ou blog sem pedir nada em troca.
Note que isso é muito diferente da forma tradicional de se fazer negócios. Na forma tradicional, as empresas basicamente fazem propaganda dizendo: compre, compre, compre!
O problema é que a forma tradicional ainda funciona para alguns, mas isso gera muito menos resultado do que a forma que você vai aprender neste artigo.
Então essa é a etapa 1: conteúdo de valor, hospedado em um site ou blog.
Etapa 2 do marketing digital: Atração das pessoas certas
O marketing digital bem feito é aquele que atrai as pessoas certas.
Com seu site ou blog preparado, você vai atrair o seu público-alvo até ele.
Um erro comum dos empreendedores é achar que basta subir o site ou blog e pronto, a internet toda vai visitar.
Nada disso! isso seria a mesma coisa que no mundo físico, você abrisse uma loja e achar que as pessoas vão adivinhar o endereço da sua loja.
É preciso divulgar o seu endereço.
No marketing digital há diversas formas de se fazer isso, mas nesse artigo didático, vou concentrar em apenas 3 grandes formas:
1) Atração das pessoas certas usando marketing digital: mídias sociais
A primeira forma é via mídias sociais. Aqui de fato, você pode e deve fazer várias postagens legais e interessantes. De fato, você deve estimular a interação e engajamento do público.
Mas atenção! Há um pequeno detalhe que faz toda a diferença…
Você deve fazer isso com um objetivo claro. Esse objetivo é, em algum momento, conduzir as pessoas até o seu site ou blog.
Afinal, é a partir de lá que você vai reforçar o engajamento com o seu público e estreitar o relacionamento com ele. Isso é importante porque o ambiente de mídias sociais, não é o ambiente de negócios, mas sim, de interação social.
Por outro lado, as pessoas que vão até o seu site ou blog demonstram claramente que possuem interesse maior pelo seu trabalho.
Outro fator que você deve levar em consideração é que as mídias sociais não são da sua propriedade. Isso significa que você fica sujeito a fatores externos que simplesmente podem derrubar o seu negócio de uma hora para outra.
Por exemplo, se você usa o Facebook, de uma hora para outra, ele pode mudar algo em sua política e alterar completamente a forma que você o usa para negócios.
Por isso, é importante você construir seu negócio próprio em terreno próprio que é o seu site ou blog e não em terreno alugado que é o caso das mídias sociais.
Usar as mídias sociais é excelente, mas saiba construir o seu negócio usando o apoio das mídias sociais e não em cima delas.
2) Atração das pessoas certas usando marketing digital: ferramentas de busca
A segunda forma para atração das pessoas certas no marketing digital é através das ferramentas de busca, sendo que o Google e o YouTube são as duas mais utilizadas no mundo.
Diariamente, um número gigantesco de pessoas faz buscas no Google e no YouTube.
Há táticas conhecidas pelo nome técnico de SEO (que na tradução para o português significa: otimização para ferramentas de busca). Ou seja, você pode e deve construir um site ou blog otimizado para atrair público através de pesquisas no Google e YouTube.
Bom, se eu detalhar isso aqui agora, vamos entrar em uma área muito técnica e fugir do propósito didático desse artigo.
3) Atração das pessoas certas usando marketing digital: recomendação
A terceira grande forma de atração de público no marketing digital é através da recomendação. Aliás, essa é uma forma poderosíssima de atração de público!
Isso porque o público que chega através de recomendação é muito mais quente. É um público muito mais propenso a se tornar seu cliente.
É simples notar que esse público é mais quente. Quer ver? Você mesmo responda:
Você é mais propenso a comprar um item após ver uma propaganda ou após receber a recomendação de um amigo?
Percebe então que recomendação é muito poderosa?
Nos Negócios Digitais, é possível construir boas parcerias para que você seja recomendado por outras pessoas.
Quando alguém recomenda você em troca de uma comissão por vendas que você faça, chamamos essa pessoa de afiliado.
Essa é uma situação ganha-ganha-ganha. O cliente ganha, pois encontrou o que precisava para atender a necessidade dele; o seu parceiro ganha uma comissão; e você ganha um cliente que não teria acesso se não fosse a recomendação do seu parceiro.
E o interessante é que além de você poder ser recomendado, você também pode recomendar parceiros em troca do comissão. Isso amplia os ganhos que você tem através do seu negócio.
E ainda, você gera muito mais valor para o público, pois leva até ele soluções que você sozinho não atenderia.
É exatamente a mesma situação de quando você vai a uma loja, não encontra o produto que queria, mas o vendedor lhe indica onde você pode encontrar aquele item.
A vantagem nos Negócios Digitais é que você ganha uma comissão por essa indicação.
E agora vamos à etapa 3…
Etapa 3 do marketing digital: Vendas
Lembrando que cada etapa é importante no marketing digital. E logo vamos chegar na etapa 5, que para mim, é a cereja do bolo do empreendedor de sucesso. É aquilo que dá condições de se viver tranquilo e feliz.
Pois bem, a etapa 3 trata as vendas!
Geralmente, essa parte é também adorada por empreendedores! Afinal, são as vendas que sustentam qualquer negócio.
Nos Negócios Digitais, a gente utiliza uma técnica de vendas que se chama Oferta Irresistível.
Você sabe por que se chama Oferta Irresistível?
Exatamente isso que você pensou… Porque a Oferta é irresistível 🙂
Brincadeiras à parte, a oferta leva esse nome, pois a intenção é realmente deixar a pessoa maluca por comprar.
A pessoa percebe tanto valor naquilo que ela vai arrumar um jeito para comprar…
Sabe aquele ditado “Quem quer arruma um jeito, não quer arruma uma desculpa?”
Pois bem, na Oferta Irresistível, a pessoa vai arrumar um jeito para comprar…
A técnica é realmente muito poderosa, mas só deve ser aplicada se você tem a solução certa, para a pessoa certa e na hora certa…
Raciocina comigo… imagina que você tem a solução certa, para a pessoa certa e na hora certa…
Ou seja, você tem condições de transformar a vida da pessoa para melhor com o seu produto ou serviço…
Vender para essa pessoa é um favor que você faz para ela!
Essa pessoa será muito grata a você!
Isso é muito diferente da forma tradicional de negócios em que as empresas só querem saber de empurrar produtos goela abaixo das pessoas. É por isso que a forma tradicional muitas vezes gera muito problema.
Se fizer oferta do produto errado ou para pessoa errada ou então na hora errada… danou-se! Vai dar problema…
Por outro lado, com a força do marketing digital, há táticas para você vender o produto certo para o público certo e na hora certa… Vou comentar mais sobre isso já, já… por isso, continue comigo…
Por hora, apenas considere que de alguma forma, você já saiba o produto ou serviço ideal para a pessoa. A técnica da Oferta Irresistível faz com que você consiga fazer com que ela perceba claramente os benefícios que vai ter ao adquirir seu produto ou serviço…
E que a percepção da pessoa é de que ela vai receber algo que vale muito mais do que o preço que vai pagar…
Eu não sei se isso acontece com você… Tem coisas que eu compro por R$80 e acho caro… Por outro lado, há coisas que eu compro por R$1000 e acho barato, quase de graça!
Por exemplo, R$80 por um sanduíche eu acho caro… mas R$1000 por uma passagem de ida e volta para a Europa, eu acho barato…
A oferta irresistível é isso! Não importa se o preço do produto é R$100 ou R$50 mil… importa é fazer com que as pessoas percebam que estão pagando muito barato por algo que vale muito mais e que fiquem gratas por isso…
Ofertas irresistíveis realmente geram explosões de vendas nos negócios… Mas atenção! Lembra do que eu lhe disse que essa técnica é realmente muito poderosa, mas só se aplicada com a solução certa, para a pessoa certa e na hora certa?
Pois isso é coberto pela 4a. etapa:
Etapa 4 do marketing digital: Preparar as pessoas para comprar antes de você fazer a oferta
Essa é uma etapa fundamental no marketing digital: preparar as pessoas para que elas estejam prontas para comprar quando você fizer a oferta.
Presta atenção nessa parte:
Há três grupos de pessoas…
1) O primeiro são das pessoas que possuem certa necessidade e estão atuando para resolver o problema neste instante.
É como se a pessoa tivesse uma lâmpada queimada em casa e está a caminho do supermercado para comprar uma lâmpada.
Outro exemplo, a pessoa precisa falar inglês e está procurando um curso para se matricular neste mês ainda.
No nosso jargão, chamamos esse grupo de pessoas de leads quentes. São as pessoas que estão prontinhas para comprar.
2) O segundo grupo são das pessoas que possuem certa necessidade, mas não estão tomando nenhuma atitude no momento.
É como se a pessoa tivesse uma lâmpada queimada em casa, mas não está interessada em resolver isso agora.
Ou então, outro exemplo, a pessoa sabe que está com sobrepeso, mas não tem buscado emagrecer.
Chamamos esse segundo de leads mornas.
3) E há um terceiro grupo de pessoas conhecido como leads frias.
São as pessoas que possuem certa necessidade, mas elas não têm consciência disso.
É como se a pessoa tivesse uma lâmpada queimada em casa, mas ela nem sequer sabe disso ainda.
Um outro exemplo disso é o coaching, que é uma modalidade relativamente nova de desenvolvimento pessoal e profissional e praticamente qualquer pessoa tem benefícios com coaching. No entanto, a grande maioria das pessoas não têm consciência disso ainda.
E atenção agora… vou fazer uma pergunta para você…
Advinha qual desses 3 grupos é o melhor para trabalhar no marketing digital? O grupo 1, das leads quentes? O grupo 2, das leads mornas? Ou o grupo 3, das leads frias?
Por acaso você disse que o melhor grupo é número 1, o das leads quentes?
Se você respondeu isso… errou!
Em qualquer segmento de mercado, para cada pessoa no grupo 1, há dezenas, centenas ou até mesmo milhares de outras pessoas nos grupos 2 e 3…
Na forma tradicional de fazer negócios, os empreendedores só atuam no primeiro grupo. Empresas concorrentes travam uma verdadeira guerra por essas pessoas.
Resultado: conquistar a atenção dessas pessoas é muito mais difícil… e caro!!!
E quando empreendedores tradicionais eventualmente atuam nos outros grupos, fazem da forma errada.Tentam convencer as pessoas na marra para comprarem seus produtos ou serviços.
Isso acaba gerando muita insatisfação no mercado.
Por outro lado, os negócios que usam o marketing digital da forma correta atuam de forma diferente.
O foco principal é atuar nos grupos 2 e 3, onde a disputa é muito menor, onde é muito mais fácil se diferenciar; onde é muito mais barato conseguir a atenção das pessoas…
Você sabe qual é grande trunfo do bom marketing digital?
Todo o processo é organizado para atrair as pessoas do grupo 3 e depois conduzir essas pessoas até o momento certo da aquisição do seu produto ou serviço.
O seu marketing digital é organizado para fazer a pessoa perceber que tem uma necessidade; que a vida dela vai ser melhor após ela resolver essa necessidade; e então despertar na pessoa o desejo pela solução o mais rápido possível…
E quando você é o responsável por mostrar que a pessoa pode atingir um patamar melhor da vida dela, e você apresenta uma solução para isso, essa pessoa começa a te admirar mais, confia mais em você e ainda fica extremamente grata a você…
Lembra da etapa 1: construir um site ou blog com conteúdo de valor? E que isso faz com que você conquiste a confiança e a reciprocidade das pessoas?
Lembra também da etapa 2 em que você atrai as pessoas certas até você?
Pois bem, a etapa 4 segue o mesmo alinhamento dessas etapas aquecendo as pessoas até o momento adequado para as vendas…
Há 3 pontos fundamentais que você vai fazer durante a etapa 4…
1) Um deles é descobrir qual o melhor produto ou serviço oferecer para sua audiência.
No processo de condução até as vendas, há táticas para você interagir com as pessoas e praticamente conseguir ler a mente delas…
E desta forma, olha que coisa interessante… você vai descobrir exatamente o que as pessoas precisam… e então, sabendo disso, você vai oferecer a solução ideal para elas…
2) O segundo ponto fundamental dessa etapa é você também descobrir as objeções do seu público.
Objeções são desculpas que as pessoas dão a elas mesmas para não resolver seus problemas agora.
Ao saber das objeções, você atua para removê-las e com isso, as pessoas finalmente tomam atitude para solucionar seus problemas.
3) O terceiro ponto da etapa 4 é despertar urgência nas pessoas.
É natural as pessoas procrastinarem. Muita gente simplesmente empurra com a barriga a realização de seus sonhos ou a solução de seus problemas. E quando vê, a pessoa já desperdiçou tempo precioso da sua vida e não saiu do lugar.
Um papel importante que você faz é tirar as pessoas de cima do muro e fazer com que elas finalmente atinjam um patamar melhor em suas vidas.
E agora vamos à etapa 5: Essa etapa, pelo menos para mim, é um grande sonho… é a oitava maravilha do mundo…
Estou falando da…: Automação!!!
Etapa 5: Automação do marketing digital
Imagina que maravilha! O seu marketing digital poder rodar praticamente no automático…
Você consegue construir uma estrutura que consegue atrair as pessoas, gerar valor para elas, aquecer as leads e fazer vendas de forma automática…
Para isso, existem ferramentas técnicas que hoje em dia são simples de usar por qualquer pessoa e possuem custos irrisórios em termos corporativos…
Logo abaixo vou indicar uma dessas ferramentas, o leadlovers, pois essa ferramenta é excelente e é realmente capaz de automatizar o marketing digital do seu negócio e transformar sua vida. Já já falo mais sobre ela…
Agora, imagina a cena… você sai para jantar fora com a família e na entrada do restaurante aparece uma mensagem no seu celular: “venda realizada agora”!
Outro dia, você vai ao cinema e no final do filme, você olha o celular e lá estão as mensagens… “venda realizada há 5 minutos”, “venda realizada há 28 minutos”, “venda realizada há 1 hora”…
Aí você está de férias em Paris… Você está passeando pela torre Eiffel… e lá surge uma mensagem no seu celular: “venda realizada agora”!
É ou não é demais?
E acha que é só isso? Tem mais…
Dependendo do que você vende, especialmente se você vender produtos digitais, a entrega do produto também é automática…
Percebe o poder de tudo isso? Percebe como o marketing digital possibilita que você tenha uma vida mais plena, com um propósito maior impactando na vida das pessoas de forma íntegra, honesta e você ainda ser muito bem remunerado por isso?
E agora uma pergunta importante para você…
Você notou que o marketing digital trata-se de uma forma muito mais sábia de se construir um negócio?
É uma questão de inteligência…
1) Você consegue alcançar um número maior de pessoas, pois a grande massa da população está na internet
2) O custo da estrutura do marketing digital é muito, muito menor do que formas tradicionais de marketing
3) As margens de lucro são mais elevadas
4) Você tem mais controle sobre o seu negócio, sendo que você sabe de imediato e com exatidão a taxa de retorno de cada real que você investe… Isso é muito diferente dos negócios tradicionais em que o investimento em marketing é muito difícil de medir
5) Você prepara os consumidores para ficarem desejosos por comprar o seu produto ou serviço mesmo antes de você vender para eles
6) É muito mais rápido construir um negócio através do marketing digital do que da forma tradicional… Costumo dizer que um mês no marketing digital equivale a 1 ano das formas tradicionais… Isso significa que 1 ano trabalho no marketing digital, você consegue atingir a maturidade que demoraria 10 a 12 anos nas formas tradicionais… Mas atenção: isso também significa que você precisa correr e desenvolver seu marketing digital o quanto antes, senão você vai ficar para trás.
7) Muito em breve, o poder aquisitivo vai estar na mão dos jovens que já nasceram na era da internet. Com isso, se hoje o número de vendas pela internet já é grande, no futuro breve vai ser muito maior ainda… Então, a hora de você se preparar é agora!
8) Você consegue gerar valor e fazer vendas de forma automática. E aí, ao invés de você trocar seu tempo por dinheiro, ou seja, todo mês batalhar tudo de novo para ganhar o seu dinheiro, você usa o seu tempo de forma muito mais inteligente para aperfeiçoar e escalar seu marketing digital. E também usa melhor o seu tempo para se viver bem… e não apenas sobreviver…
9) E você tem ainda maior satisfação dos seus clientes. Você faz a diferença na vida das pessoas!
Então é isso… essa é a forma correta de você usar o marketing digital…
E quer uma última dica?
Se você se importa em construir uma vida melhor para você, para sua família e para as pessoas que você pode impactar…
Comece a usar o marketing digital o quanto antes… e se você já começou, parabéns! Agora é hora de você desenvolvê-lo mais e mais… Quando olhar para trás, você vai perceber o quanto valeu à pena!
Pois bem… Gratidão enorme a você por ter ficado comigo até o final deste artigo… Parabéns por se importar!!!
E conforme havia prometido, eis minha recomendação de ferramenta: o Leadlovers
Eu recomendo fortemente a ferramenta leadlovers para implementar um bom marketing digital e facilitar muito a sua vida.
O leadlovers é provalmente a ferramenta mais completa existente no mercado, é a mais fácil de utilizar e, por incrível que pareça, é a mais barata.
Apesar do nome, o leadlovers é uma empresa brasileira e com excelente suporte ao usuário. E isso é ótimo, especialmente para quem está começando no maravilhoso mundo do marketing digital.
Com o leadlovers é possível você criar a estrutura completa: as páginas necessárias para o seu negócio, criar campanhas de divulgação, automatizar o relacionamento com seu público, qualificar seus prospectos, realizar suas vendas…
E, se você vender produtos de informação, você pode até mesmo entregar o produto usando a área de EAD existente dentro da ferramenta.
E ainda tem uma coisa muito legal… Existe algo chamado “Máquinas de vendas prontas”. Sabe o que é isso?
Pois bem, o leadlovers disponibiliza estratégias de vendas prontas de produtos que fazem sucesso no mercado.
Ou seja, você pode usar isso tanto aplicar as mesmas estratégias no seu produto, quanto para ganhar comissão trabalhando como afiliado dos produtos existentes.
Eu utilizo o leadlovers desde que essa ferramenta foi criada e posso garantir que vale a pena utilizá-la.
Então, por hoje é isso!
Um grande abraço!
Alan Pakes