Diferente do monstro do Lago Ness, ganhar dinheiro na internet é algo que já foi provado ser possível por várias pessoas. No entanto, até mesmo quem acredita que é possível construir um negócio online diz que não seria capaz de fazer isso. Os motivos mais comuns são:
– Não sei usar essas coisas digitais (Facebook Ads, Email Marketing, WordPress, entre outros)
– Não tenho nenhuma ideia de produto, muito menos um produto pronto
– Não tenho nenhuma grande habilidade que seja desejada por outras pessoas
– Preciso entender tudo sobre marketing digital
A verdade é que os 4 itens acima não passam de mitos, e você pode muito bem contorná-los e começar o seu negócio na internet.
Quem conta como fazer isso é Rogerio Job, criador do primeiro infoproduto de sucesso no Brasil e pioneiro no uso da internet como máquina de vendas no país.
1- Mito da tecnologia
Muitas pessoas não começam um negócio na internet por acharem que não conseguirão criar um site, fazer um anúncio no Facebook, entre outras coisas.
De fato, recorrer à ajuda profissional sempre é a melhor opção para quem quer economizar tempo, mas você também é capaz de começar um negócio do zero com a sua força de vontade e, claro, com ajuda das próprias ferramentas, e por dois motivos:
1- As ferramentas e plataformas querem atender o maior número de clientes possível, ou seja, elas vão facilitar ao máximo a experiência do usuário.
2- Os próprios usuários se ajudam, principalmente em grupos de Facebook e fóruns, onde trocam experiências e relatos sobre as ferramentas e plataformas.
Criar um site no wordpress, por exemplo, pode levar um dia, uma semana, ou um mês, mas é possível fazer isso recorrendo aos conteúdos que estão na internet.
2- Mito da ideia ou produto
Esse mito é perigoso, pois leva o empreendedor a cometer um erro que pode arriscar o seu negócio.
É senso comum achar que você só pode começar o negócio caso já tenha um produto ou, pelo menos, uma ideia muito bem definida de um. Isso não é verdade.
O ideal é que você, primeiro, conquiste uma audiência, entenda o que ela precisa, e só então desenvolva um produto que caia como uma luva para ela.
Quem não faz isso corre um risco muito maior de ter um produto que não é bem aceito pelo público, e esse erro pode sair bem caro.
Isso significa que você vai atirar às cegas para construir uma audiência? Não, de jeito nenhum.
O que você deve fazer é achar um nicho que seja de seu interesse e, em seguida, começar a desenvolver conteúdos que sejam atraentes para esse nicho.
É durante esse processo que você conhecerá o seu público e receberá o feedback necessário para criar o seu produto.
3- Mito da expertise
É comum achar que você precisa de uma habilidade especial para poder criar um produto e ganhar dinheiro na internet.
Isso não é verdade e pode ser provado facilmente com algumas práticas comuns atualmente, como o marketing de afiliados, que é uma opção muito boa para quem não tem produto, focado na venda do produto de outras pessoas, sempre com uma ótima comissão.
Outra técnica que está ficando muito popular é a criação de congressos online, que reúnem especialistas em um determinado tema, como o emagrecimento, para dar palestras online.
O mais legal disso é que o organizador não precisa ser um expert. Ele pode simplesmente orquestrar todo o evento, entrando em contato com os profissionais e fazendo todas as preparações.
O comum é que as palestras sejam gratuitas quando vistas em tempo real, e pagas para quem deseja assistir às gravações.
4- Mito do marketing
Você não precisa saber tudo de marketing digital para iniciar um negócio na internet, e o motivo é o mais óbvio de todos: é impossível saber de tudo de uma área tão vasta.
A grande diferença entre os profissionais de sucesso e os que estão sempre falhando é que o primeiro grupo escolhe uma área específica e foca nela. O melhor de tudo: você só precisa focar em aprender “o suficiente”.
Você não precisa ser o mestre dos anúncios Facebook e no Google, ou seja, Facebook Ads e Google Adwords, para conseguir muitos resultados por conta disso. Basta saber o suficiente para alavancar um negócio.
O mesmo acontece para quem é muito bom com técnicas de tráfego orgânico, aplicação de SEO e um bom copywriting, e assim por diante.
Escolha uma área do marketing digital e a estude com vigor. Depois disso você pode passar para a próxima.
Recapitulando
– Você é capaz de usar os recursos que a tecnologia nos oferece, e há muitas pessoas na internet que podem te ajudar, de graça, a fazer isso.
– Não precisa ter uma ideia completa ou um produto para começar um negócio. O melhor caminho a seguir é o inverso, coletando opiniões do público e criando um produto que atenda as necessidades do seu cliente.
– Você não precisa ter grandes habilidades para começar um negócio. Com um pouco de visão empreendedora é possível fazer parcerias com pessoas que tenham habilidades e utilizar isso para criar o seu negócio. Os dois lados saem ganhando!
– Não precisa saber tudo sobre marketing digital para dar o pontapé inicial em seu negócio. Estude muito um tema e comece por ele, pois é assim que os profissionais de sucesso começam. Depois disso você terá tempo para aprender mais sobre outras técnicas.
Gostou dessa aula? Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.
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Caro Alan Pakes, este é um dos melhores blogs que já li. Tenho 39 anos de idade e sempre estou em busca de desenvolver uma idéia de produto/serviço para internet, que seja sustentável, lucrativa e ajude muitas pessoas. Sabe porque não fiz? Porque os artigos do seu blog responderam: – Falta na verdade coragem! Agradeço muito por esta excelente postagem, só acho um pouco chato uma coisa que tem sido praticado e muito no meio dos pró-bloggers: – Cadê a data da postagem? As pessoas não estão se preocupando mais com isso e a idade da postagem faz muita diferença, pelo menos pra mim! Mas mesmo assim, a postagem está de parabéns!!! Obrigado!
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Muito obrigado pelos elogios! Esse é o objetivo do CONAED, fazer a diferença na vida das pessoas que sonham e querem se realizar tanto na vida pessoal como na vida profissional!!! Quando entrar em ação,não esqueça de me deixar um comentário para acompanharmos! Quanto a data da postagem… faz parte da nossa estratégia! Sucesso! Grande abraço.
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opa, só passei aqui pra dizer que acompanho muitos conteúdos de vários empreendedores digitais mas sinceramente eu acho os materiais do CONAED sensacionais. Vale no meio de tanta informação superficial eu sempre tiro um tempo pra abrir o seu e-mail. Abraço
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Muito obrigado Tiago… Fico muito feliz com seu comentário! Espero que o meu conteúdo esteja te ajudando na sua jornada de empreendedor!
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Bom trabalho, muito obrigado por este artigo. Eu recomendo aprender mais sobre salas de dados virtuais para a segurança dos dados