Você gostaria de ter um negócio digital de sucesso? Se a resposta for sim, então você precisa ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida. É sobre isso que vamos conversar hoje, por isso, continue aqui comigo! Na última década, talvez você tenha percebido que as técnicas de internet e marketing digital têm alterado bastante a forma como compartilhamos informações, mostrando um impacto também nos negócios que estão relacionados com a internet e até com os que não estão.
E, se você quer investir em um negócio digital, mas não sabe qual é a melhor maneira de promover o seu negócio e ter sucesso na carreira, uma coisa é certa: o marketing de conteúdo é um caminho que você precisa trilhar para chegar ao topo. Mas, claro, sem esquecer que o conteúdo deve ser original, de qualidade e pensado de maneira estratégica. Talvez você já saiba da importância do marketing de conteúdo, mas não obteve bons resultados ainda porque simplesmente não usou as estratégias certas para se tornar uma autoridade no assunto e fazer sucesso com seu público.
Mas, se esse é o caso, ou se você está apavorado porque não sabe por onde começar, tenha calma, pois você não precisa ser um expert no seu nicho ou algo do tipo, você só precisa levar exatamente a informação que as pessoas estão procurando.
O conteúdo é uma das suas melhores armas
O conteúdo tem o grande poder de gerar relacionamento com sua audiência e, quando você compartilha o tipo de conteúdo apropriado, ele inicia uma conversa de mão dupla com seu público, que é encorajada não só a compartilhar o que leu, mas a iniciar uma discussão construtiva nos comentários.
A estratégia básica do marketing de conteúdo exige que você tenha uma visão clara do seu objetivo de negócio, pois isso irá ajudá-lo a criar estratégias de conteúdo web viáveis para envolver tanto os seus clientes-alvo, bem como os motores de busca – ajudando a gerar melhor ROI, melhorando a classificação nos mecanismos de busca e, finalmente, as todas as vendas importantes. A essência de negócios online hoje em dia é gerar o máximo de visibilidade na web e angariar uma boa reputação no processo.
Uma das regras básicas é fornecer a seus clientes conteúdo de qualidade, que gere neles uma sensação de gratidão pela informação valiosa compartilhada e faça com que eles se envolvam mais com você. Os principais nomes do marketing no mundo afirmam categoricamente: o marketing de conteúdo não é apenas o futuro: é o presente. É por isso que eu quero ajudar você a construir o seu plano de marketing com as 5 dicas abaixo.
1. Concentre-se na qualidade
Sim, eu sei que já batemos nessa tecla milhões de vezes mas, acredite, é muito importante que você concentre seus esforços em produzir informação de qualidade e, principalmente, original. Ou seja, nada de sair replicando o que você encontra em outros sites. Isso, além de comprometer sua credibilidade, ainda compromete você com os motores de busca. O Google não gosta de conteúdo duplicado e você pode ser penalizado caso faça isso.
A qualidade e originalidade da informação, além de ser bom para ficar bem rankeado nos buscadores é uma das formas mais eficazes de construir uma relação de confiança com seu leitor.
2. Diversifique
Ninguém gosta de mesmice, muito menos os seus leitores! Por isso, diversifique o formato dos seus conteúdos e jamais escreva grandes blocos de texto. Isso faz com que as pessoas não queiram ler. Mas nem só de texto vive um blog! Use infográficos, guias, imagens, vídeos e outros tipos de mídia para levar a informação que seu público busca.
Passe a mensagem de forma criativa e que gere interesse, mesmo quando for escrever um texto enorme. Procure usar imagens criativas e que encham os olhos dos leitores, afinal, todo mundo gosta de um visual agradável, pois preocupação com a aparência mostra que você se preocupa com quem está acessando sua página.
3. Tenha um padrão na comunicação
É acompanhado que se vai mais longe, então, quando for necessário delegar a criação de conteúdo do seu site para outras pessoas, garanta ter desenvolvidas diretrizes de como a comunicação deve ser feita. Ou seja, defina o tom e o estilo que devem ser usados para passar a mensagem e, principalmente, que tipo de mensagem deve chegar ao seu público.
É importante que você tenha uma identidade não só visual, mas também na sua comunicação. Se você escreve de uma forma mais descontraída, com imagens mais criativas, então garanta que as pessoas saibam disso antes de escrever qualquer publicação no seu blog.
4. Descubra o que as pessoas procuram
Identifique o que as pessoas querem saber e quais são os problemas delas que você pode resolver. Concentre-se em ser uma fonte de conteúdo não só de qualidade, mas também da informação que as pessoas precisam para resolver suas dores. Isso fará com que seu público se sinta grato pela informação, mas não só isso: ele agora será um fiel visitante do seu site e, quem sabe, um fiel cliente.
Você pode obter essa informação pesquisando palavras-chave na internet, com algumas ferramentas gratuitas que o próprio Google disponibiliza. Saiba mais em: Como pesquisar palavras-chave: 3 ferramentas grátis para descobrir o que seu público está pesquisando
5. Não esqueça de vender
Muita gente esquece disso, mas o objetivo principal do marketing de conteúdo é a venda. Sim, afinal, de que adianta ter uma legião de fiéis leitores se eles não compram o seu produto? A fidelização é importante sobretudo porque isso faz com que as pessoas se sintam seguras para adquirir o seu produto, você precisa fazer com que elas confiem em você e se sintam seguras para adquirir o que você vende.
As pessoas têm criado grandes volumes de conteúdo de qualidade e relevante achando que o marketing de conteúdo para por aí, mas ele vai além, ele tem o poder de aumentar exponencialmente suas vendas e tonar você uma autoridade no seu nicho de mercado. Use isso a seu favor de maneira inteligente e o sucesso é garantido!
Bom, pessoal, essas foram as dicas de hoje, mas você pode conferir dicas mais quentes em: Como usar o SEO para aumentar a audiência do seu site
Gostou desse artigo? Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários ques surgiram para você.
Então aproveite e baixe grátis as 5 Maiores Sacadas que tirei do meu livro, Negócios Digitais!
Link permanente
Muito bom! Abraço.
Link permanente
Olá Max! Obrigado! Sucesso!