Como usar o SEO para aumentar a audiência do seu site

Existem vários meios que podem ajudar a aumentar a audiência do seu site, mas você sabia que isso pode ser feito de maneira orgânica? Não entendeu? Então continue lendo e saiba como usar o SEO a seu favor.

Você já deve ter ouvido falar que conteúdo de qualidade é uma das formas mais eficientes de aumentar a audiência do seu site, mas será que você está fazendo isso da forma mais correta? Será que você está fazendo com que o conteúdo que você produz trabalhe a seu favor?

Muitas pessoas não entendem por que elas não conseguem se posicionar bem nos buscadores ou aumentar a audiência do site, mesmo que produzam conteúdo de qualidade. Muitas vezes, não há nada de errado com o conteúdo em si, o problema é que ele pode não ter sido escrito pensando nos motores de busca, como o Google, que é o mais importante deles e onde você deve concentrar seus esforços.

E é aí que o SEO entra em ação para te dar aquela forcinha.

Você pode pensar que a melhor maneira de aumentar as visitas do seu site e fechar mais negócios é investir em tráfego pago, mas, na verdade, o SEO pode ser a resposta para todos os seus problemas. Vou explicar.

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que, em bom português, podemos chamar de otimização de sites para os buscadores. Trocando em miúdos, nada mais é do que a otimização de um site ou de conteúdos para ser melhor compreendido pelos motores de busca.

Quando o seu site está amigável para os buscadores, ele tende a ser melhor rankeado e aparecer nos primeiros resultados. E o que isso significa? Significa que quando as pessoas procurarem por um assunto relacionado a algo que você escreveu, as chances de ela clicar no seu conteúdo são maiores, afinal, todo mundo tende a clicar nos primeiros resultados, certo?

Bom essa foi uma explanação bem rápida e superficial, apenas para você entender a importância do SEO para o seu negócio digital Agora, quero te ajudar a usar essa ferramenta para aumentar a audiência do seu site. Confira as dicas abaixo!

Se o seu site/blog é novo

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Uma das coisas que mais pesa na hora de rankear bem um site é a idade dele. O Google dá preferência à páginas mais antigas e que possuam conteúdo relevante e de qualidade, claro. Então, caso você tenha começado agora, não se desespere: os resultados de um trabalho de SEO podem levar um certo tempo para dar bons frutos.

Ou seja, se sua página não estiver em primeiro lugar nas buscas orgânicas amanhã, pode ser que você não tenha feito nada de errado, o que acontece é que demora um tempo para a sua página rankear.

Mas nem tudo está perdido! Existem formas de acelerar esse processo. Uma delas é o link building, que é simplesmente conseguir links apontando para o seu site. Isso aumenta a relevância e, consequentemente, rankeia melhor. Mas tome cuidado com os sites que você quer que linkem para você, pois eles também precisam ser relevantes e de qualidade. Concentre-se em procurar sites do mesmo nicho que você e que sejam autoridades no assunto, o Google leva isso em consideração!

Escolha as palavras-chave certas

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Outra coisa que pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso de uma página é a escolha de palavra-chave. Que termos você está usando para fazer com que as pessoas te encontrem? Será que as pessoas estão realmente buscando por essa palavra-chave?

O Google disponibiliza várias ferramentas gratuitas que possibilitam a pesquisa pelo volume de buscas de uma palavra-chave. Já falei sobre algumas delas aqui, portanto, se você ainda não leio, aconselho fortemente que você dê uma olhada neste artigo antes de prosseguir: Como pesquisar palavras-chave: 3 ferramentas grátis para descobrir o que seu público está pesquisando

Quando você descobre o que seu público está pesquisando, fica muito mais fácil escrever algo que as pessoas vão se interessar e compartilhar com outras pessoas, aumentando ainda mais seu tráfego e sua relevância.

Use as palavras-chave de maneira estratégica

Não basta apenas escolher uma palavra-chave e colocá-la no título do seu post. Claro, isso ajuda, mas é apenas uma das coisas que você precisa fazer. É importante que a palavra-chave que você escolheu para escrever um post, por exemplo, esteja presente em diferentes lugares importantes, principalmente na URL (que deve ser o mais curta possível), no início do título e no conteúdo.

Certifique-se de citar sua palavra-chave várias vezes dentro do conteúdo, principalmente no primeiro parágrafo, e não esqueça também de inseri-la nas imagens que for usar. É simples entender isso: se você não diz para o motor de busca do que o seu texto se trata, ele jamais saberá por si mesmo.

Seja original – sempre!

O Google não gosta de conteúdo duplicado, e se você está fazendo isso, tenha certeza de que essa atitude prejudica bastante a sua página. Conteúdo original e de qualidade é sempre o melhor caminho, pois traz credibilidade tanto do seu público quanto dos buscadores.

Se o seu webmaster está fazendo com que ocorra conteúdo duplicado no site, então não esqueça de fazer o redirecionamento 301 das cópias para uma única página.

Você também pode usar outras ferramentas a seu favor, como plugins de SEO para o seu blog e botões de redes sociais. As menções, cada vez feitas através das redes sociais são outros importantes indicadores de relevância que você não pode ignorar. Facilite o compartilhamento dos seus conteúdos e seja visto mais pessoas.

Bom, pessoal, essa foi minha dica de hoje, mas você pode continuar sua leitura aqui: 5 dicas para compartilhar conteúdo nas redes sociais

Sucesso e até a próxima!

 

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2 Comentários


  1. Ola Alan, muito bom seu artigo, excelente qualidade. Eu uso algumas dessas técnicas que você mencionou no artigo, mais mais uma com você sobre colocar a palavra chave sempre no primeiro parágrafo do artigo, essa ainda não tinha sacado. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Um grande abraço. Max Pinheiro

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    1. Que lega Max! Muito bom que você já estava ligado para a importância do uso do SEO na construção do seu blog e espero que essas dicas tenham te ajudado.

      Responder

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