Como pesquisar palavras-chave: 3 ferramentas grátis para descobrir o que seu público está pesquisando

Você sabe pra que serve e como pesquisar palavras-chave? Um elemento tão importante desses, claro, jamais pode ser deixado em segundo plano, por isso, hoje você irá conhecer 3 ferramentas que irão ajudar a pesquisar as palavras-chave mais relevantes para usar em seu site ou blog.


Para fazer sucesso, ter o seu site bem rankeado nos buscadores e ser encontrado pelo público que você deseja atingir, é essencial saber quais são as palavras-chave mais adequadas para otimizar o seu conteúdo.

Se você não sabe como fazer isso ou não entendeu nada do que eu escrevi até agora, não se preocupe! Hoje, você irá conhecer 3 simples ferramentas gratuitas que podem ajudar você a descobrir o que o seu público está pesquisando. Dessa forma, você pode produzir um conteúdo mais assertivo, tirando as dúvidas do seu leitor e construindo autoridade para você e seu site.

Sem mais delongas, vamos às ferramentas:

1. Keyword Planner

Esta é uma ferramenta que o Google oferece gratuitamente, mas, para usá-la, você precisa ter um conta no Google.
Usar o Keyword Planner é até bem intutivo. Uma vez que você tiver logado, você verá essa tela inicial:

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Clique na primeira opção “Procurar ideias de palavras-chave e grupos de anúncios”. Depois, insira a palavra-chave que você quer consultar na caixa que será exibida na tela. Aqui, vamos usar o exemplo “emagrecimento”. Mas você pode colocar os termos que desejar.

Clique no botão “Obter ideias” e, em seguida, quando a próxima página carregar, clique na aba “Ideias de palavras-chave”. O que você verá é o volume de pesquisas mensais.

adwords-pesquisa

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2. Google Trends

Essa ferramenta, também do Google, é um pouco diferente: ela traz um parâmetro de popularidade ao invés do volume de pesquisa de palavras-chave. esse parâmetro varia de 0 a 100, onde 0 representa um volume insignificante de pesquisa e o 100 indica o nível máximo atingido no período.

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O objetivo principal dessa ferramenta é identificar as variações de interesse por um determinado termo de pesquisa. O Trends é excelente para estabelecer comparativos entre diferentes palavras-chave e para traçar tendências de pesquisas na internet.

O gráfico da ferramenta mostra a variação de interesse de até 5 palavras-chave, dentro de intervalos personalizados, que vão de 2004 até a data presente. O Google Trends ainda é capaz de sugerir as principais palavras-chave relacionadas e aquelas que registraram aumento no volume de pesquisa no período.

Falamos mais detalhadamente no Google Trends aqui: Como usar a ferramenta Google Trends para identificar o interesse do seu público

3. SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta que lhe permite analisar quase toda informação relacionada com palavras-chave orgânicas, volume de tráfego e comparar todos esses dados com os da concorrência nos resultados de pesquisa orgânica dos buscadores.

Essa ferramenta nos permite uma infinidade de formas de analisar a concorrência, obtendo os dados de palavras-chave que ela está marketizando tanto em PPC (Pay-per-Click), através do Google Adwords, quanto em orgânico do buscador Google, assim como quais as landing pages que cada palavra-chave direciona o tráfego.

Para pesquisar uma palavra-chave no SEMRush, digite o termo que você quer buscar, marque a opção de pesquisa e pronto. Você também pode escolher entre exportar esses dados para uma planilha Excel ou CSV. A ferramenta tem uma versão paga, mas a parte gratuita já permite que sejam feitas vários tipos de análises que ajudam bastante na hora do planejamento.
O vídeo abaixo explica direitinho como pesquisar palavras-chave no SEMRush, vale a pena assistir!

Espero que as dicas de hoje tenham ajudado você a encontrar a melhor palavra-chave para posicionar bem o seu site ou blog. Para conferir mais dicas sobre esse e outros assuntos, não deixe de acompanhar as atualizações aqui do blog!

Nos vemos em breve!

Gostou desse post?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários ques surgiram para você.

 

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11 Comentários

  1. maurio dias

    OLÁ BOM DIA,
    SOU ANUNCIANTE NO ADWORDS ,TENHO MUITA DIFICULDADE EM CONFIGURA OS ANUNCIOS ,INVESTINDO MUITO PARA POUCO RESULTADO .
    QUAL A MELHOR OPÇÃO ESTUDAR SOBRE MARKETING OU CONTRATAR SERVIÇO DE SEO?
    SE PODEREM ME AJUDAR! FICAREI GRATO!

    MEU SITE: http://www.maurimtransportes.com.br

    Responder
    1. Alan Pakes

      Maurício, SEO e Adwords são duas coisas diferentes. O SEO vai trazer resultados a longo prazo, já o Adwords consegue resultado quase que de imediato. Você precisa definir qual estratégia quer seguir, ou mesmo trabalhar nas duas. Mas, vale a pena estudar mais sobre Marketing Digital e funil de vendas,como automatizar o seu trabalho. Grande abraço, Alan.

      Responder

  2. Meu caro Alan:
    Parabéns pelo post.
    Foi muito positivo e útil para pessoas que como eu estão iniciando sua vida na internet, escrevendo seus primeiros artigos.
    Foram dicas valiosíssimas para que começamos na frente de nossos concorrentes.
    Muito obrigado, de coração.
    Fortíssimo abraço

    Responder

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