Como criar um blog de sucesso

Muitas pessoas resolvem começar seu negócio na internet mas não sabem qual o melhor lugar para isso…

Muitos acabam se iludindo com a ideia de abrir uma fanpage no Facebook mas não percebem que ficam suscetíveis às regras de terceiros, ou seja, do Facebook, que está sempre mudando e que, muitas vezes, por ter uma de suas regras transgedidas, deleta e/ou bloqueia sem aviso a página, prejudicando todo o processo.

O post de hoje foi escrito pelo Henrique Carvalho, que foi o primeiro a conseguir 150° na Hotmart (ferramenta para infoprodutos que recebe avaliações dos mesmos). Também conseguiu 650 mil visitar para seu endereço Viver de Blog e uma lista com 35 mil nomes em apenas 10 meses.

Como construir um blog de sucesso

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Antes de construir o meu blog eu comecei analisando as principais diferenças entre o novo Marketing (Inbound) e o velho Marketing (Outbound).

O Inbound Marketing possui um custo bem menor do que o Outbound Marketing, é alimentado por forçar como a criatividade, o talento e o esforço e é composto pelos mais diversos conteúdos como infográficos, vídeos, fóruns, notícias, e-books, webinar, SEO, podcasts e, claro, blogs.

O blog, na realidade, é o pilar desses elementos pois todos são sintetizados e publicados através dele.

Na minha opinião os quatro pilares do novo Marketing são:

  • O e-mail.
  • O SEO.
  • As mídias sociais para divulgação de conteúdo.
  • Os blogs que são a essência de qualquer comunicação, geração de valor e confiança.

Se você quer evitar que seu blog fracasse:

1) Um péssimo Design: Alguns sites se utilizam de muitas informações simultâneas, como banners divulgando produtos. Alguns chegar a usar mais de 20 ou 30 banners e isso não necessariamente gera muitos resultados. A solução é buscar um design de confiança. Uma pesquisadora da universidade de Nortúmbria (UK) fez um estudo para ver o que fazia as pessoas confiarem ou não em um site. O resultado mostrou que um design ruim afeta muito mais a confiança das pessoas do que um conteúdo de má qualidade.

2) Conteúdos Memoráveis: Procure criar verdadeiros guias dos assuntos retratados e tente falar de temas diferenciados, que quase ninguém aborda e que aguçam a curiosidade do leitor. 10 tipos de conteúdo para melhorar seu site:  E-books  Webnários  Vídeos Gravados  Minicurso online  Infográficos  Planilhas  Checklists  Ferramentas online  Concursos online  Aplicativos online

3) Eu sou igual a todo mundo: Se você não se destacar, será apenas mais um no mercado. A solução é simples e se chama “Vaca Roxa”, ou seja, o diferencial do seu site. Pode ser que enquanto todos façam texto, você faça vídeos, e-books ou qualquer coisa que te diferencie do resto do mercado.

Como se posicionar no mercado

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Utilizando como exemplo o filme O Lobo de Wall Street, uma das formas mais rápidas e eficientes para o posicionamento no mercado é a hiper segmentação, ou seja, abocanhar os níveis mais baixos desse funil.

“A clareza bate a generalização”.

Estudos mostram que 61% dos consumidores preferem comprar de mercados especializados do que produtos genéricos.

Na área da saúde por exemplo.

  • O nível um seria saúde como um todo, pode-se falar de qualquer coisa relacionada à esse tópico, mas a menos que você seja um especialista tanto em saúde quanto em marketing e negócios, não dá para começar daí.
  • O nível dois pode ser exercícios físicos. Fitness é um assunto muito abrangente ainda. Podemos falar de treinamento para esportes, exercícios aeróbicos, anaeróbicos, ao ar livre, na academia, etc. Além disso, existem já milhares de sites e blogs que tratam desse assunto. Devemos segmentar mais.
  • O nível três pode ser academia, que continua sendo um mercado amplo. No próximo nível podemos dividir isso quase ao meio.
  • O nível quatro é mulheres. Aqui você já teria um nicho bem definido para trabalhar, porém, se quiser, pode ir além, com um nível cinco sendo mães que vão à academia, ou um nível seis de empresárias com filhos que fazer exercícios físicos na academia.

Quanto mais segmentado, mais você pode se aprofundar e mais o seu público se identificará.

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As Cinco Chaves para o Sucesso

Para finalizar, seguem o que são na minha opinião, as cinco chaves para o sucesso do seu blog/negócio:

  • Seja reconhecido pelo seu conteúdo
  • Seja reconhecido por ser um expert.
  • Seja reconhecido por ser generoso.
  • Seja reconhecido por ser autêntico.
  • Seja reconhecido por ser um líder.

Com essas lições você pode criar o seu próprio blog, com as suas regras e sua maneira de lidar com seu público e comandar o negócio digital de sucesso que sempre quis.

 

Gostou desse post?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários ques surgiram para você.

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