Utilize gatilhos mentais para aumentar as vendas da sua empresa

Você sabia que é possível criar textos e fazer discursos que aumentam bastante as suas vendas? Se você quer fazer isso, sugiro que conheça os gatilhos mentais, explicados por Conrado Adolpho, um grande profissional do Marketing Digital.

Os gatilhos mentais são fatores determinados pelo nosso cérebro que medem a importância de algo para nós.

E para que eles funcionam?

Para que uma compra seja feita, é preciso que a pessoa consiga enxergar no produto um valor maior do que o preço. Se você não sabe a diferença entre valor e preço, fique atento, pois isso é muito importante para quem lida com negócios.

O valor está ligado à qualidade, utilidade e benefícios de um determinado produto e serviço. O preço, por outro lado, representa o dinheiro que deve ser entregue para que você possa receber determinado valor.

Marcas renomadas, como a Apple, agregam muito valor, e é por isso que os seus produtos conseguem atingir grandes números de vendas mesmo com o altíssimo preço.

Resumindo: a pessoa compra porque enxerga um iPhone, por exemplo, como um produto com um valor maior que o preço.

E onde é que os gatilhos mentais entram nisso?

Os gatilhos mentais servem para aumentar o valor dos produtos ofertados.

EX: você quer muito comprar um perfume e, obviamente, quer que ele seja muito bom. Ao chegar à loja, o vendedor fala:

“Este perfume acabou de chegar da França, e é uma edição limitada para o verão, sendo lançado apenas uma vez por ano. Este é o nosso último exemplar.”

Essa frase carrega uma explosão de gatilhos mentais.

“Acabou de chegar da França” – Autoridade: todo conhece a boa fama dos perfumes franceses.

“Edição limitada” – Escassez: é produzido em menor escala, ou seja, é mais difícil de ser encontrado

“Lançado uma vez por ano” – Escassez: ele realmente é raro

“Este é o nosso último exemplar” – Urgência e escassez: depois disso você terá que esperar um ano para pôr as mãos em um desses, ou terá que procurar o produto em várias outras lojas, talvez sem sucesso, e até mesmo por um preço maior.

A probabilidade do cliente optar pela compra acaba aumentando depois que ele recebe todas essas informações, pois elas mostram o quanto o produto é especial.

Sabe o melhor? A técnica dos gatilhos mentais pode ser realizada tanto em textos quanto em discursos.

Trabalhando com gatilhos mentais

Existem vários gatilhos mentais, e alguns dos mais comuns são:

Gatilhos:

– Autoridade
– Segurança
– Escassez
– Gatilho do medo
– Motivo

Cada um deles tem um propósito, mas eles podem ser usados em conjunto.

Segurança e medo, por exemplo, funcionam muito bem juntos. Uma ótima demonstração disso são os selos de site seguro para compras online, em que às vezes é possível ver avisos como: 100% Seguro contra clonagem de cartões.

Uma ótima forma de utilizar gatilhos mentais é em textos de venda, que no marketing digital são chamados de copy. Se você quer produzir conteúdos que gerem vendas (Copy), é preciso entender os princípios básicos do copywriting.

E o que é isso?

Copywriting é a produção de textos persuasivos que captam a atenção e motivam o leitor a realizar uma ação. Os cinco fundamentos básicos do copywriting são:

– Gatilhos mentais
– Matar objeções
– Mexer com emoção positiva e negativa
– Jornada do herói
– Oferta

Neste texto, vimos o primeiro fundamento, os gatilhos mentais, e como eles são essenciais para o seu negócio.

Em breve vamos ter mais conteúdo sobre esse tema por aqui, fique ligado!

 

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