Como aumentar os visitantes do meu blog? Confira 3 dicas práticas para dobrar o tráfego do seu site

Você gostaria de aumentar os visitantes do seu blog e ter muito mais audiência? Existe uma maneira de turbinar as visitas e ter muito mais sucesso em seu negócio digital. E o melhor: você mesmo pode fazer isso. Descubra como neste post.

Se você deseja começar um negócio digital ou mesmo se já começou, jamais esqueça de uma coisa: você sempre precisa de mais tráfego. Nunca ache que chegou num ponto que pode se dar ao luxo de relaxar. Essa é uma batalha diária que você precisa travar.

Sua audiência funciona como o sangue do seu negócio online, independente de qual tipo de negócio seja: infoproduto, e-commerce etc. Imagine que seu site é a sua loja física: se tem pouca gente ou ninguém visitando, os negócios não vão pra frente. As pessoas precisam ver os seus produtos, conhecer e confiar em você para comprá-los, a lógica é parecida com a da loja física, a diferença (e a vantagem) é que o seu negócio online não tem horário para abrir e fechar e seu público pode visitá-lo a qualquer momento, de qualquer lugar.

Porém, talvez você esteja se perguntando o que pode fazer para ter mais tráfego no seu site e, consequentemente, aumentar suas vendas. Na verdade, são sacadas muito simples que você vai aprender logo abaixo, continue lendo e confira!

1. Pense sempre no usuário

Essa é a primeira coisa que você precisa ter em mente antes de começar um negócio online. Você precisa entender as pessoas, saber onde eles estão, o que procuram, que problemas querem resolver. Se você se concentrar no seu cliente, já terá feito uma grande diferença e terá muito mais chances de ter sucesso na internet.

Isso porque o seu cliente só visita o seu site ou blog para resolver um problema que ele tem. Ele quer tirar uma dúvida, buscar uma informação que talvez você tenha, resolver uma dor. Se você se conhece bem o seu público e tem exatamente o que ele procura, seu site não tem apenas um imenso volume de visitas, mas também um imenso volume de vendas, e é isso que você deve buscar. O tráfego que você quer para o seu site é justamente uma ponte para fazer mais vendas. Se você não vende, muitas visitas não valem muita coisa. É como se sua loja fosse lotada de pessoas que só passam lá para olhar.

2. Publique informação de qualidade

Sabendo que você precisa ter tráfego no seu site para aumentar suas vendas, a pergunta ainda paira no ar: como aumentar os visitantes do blog?

Bom, primeiro você precisa saber onde seu público está e onde ele busca informação. Até aí, sem mistérios, todo mundo sabe que as pessoas pesquisam tudo no Google, mas você também sabe que elas nunca perdem muito tempo pesquisando. Ou seja, você precisa aparecer nas buscas do Google, mas precisa estar bem posicionado para que as pessoas lhe encontrem.

E um dos primeiros passos para conseguir rankear o seu site/blog é produzir informação de qualidade, mas preste bem atenção: essa informação de qualidade é para o seu usuário e para o Google também.

Isso quer dizer que o seu conteúdo, o seu tema tem que estar explícito. Ele tem que entender a respeito do que você fala, a respeito do que é o seu negócio, po isso, você tem que dar informações acessíveis para os mecanismos de busca.

E que informações são essas? A primeira é o título. O título do seu site, o título do seu post já diz o que você é. Se você escreve um post intitulado “Aprenda a se maquiar em 15 minutos”, você já diz muito sobre o seu negócio e já entrega exatamente o assunto que você vai tratar, levando as pessoas interessadas a clicarem.

Outro fator muito importante, que vai ceder informação, é o seu domínio. Se eu tenho um domínio que chame “Maquiagem do Dia a Dia”, ele já explica muita coisa para o Google, já cede informação suficiente para ele entender a respeito do que é: maquiagem. É um dos fatores que vai ajudar muito a rankear.

E outro fator, claro, é o seu texto. No decorrer dele, você precisa utilizar a palavra-chave que você escolheu para aquele conteúdo o máximo de vezes possível. Você precisa fazer com que o mecanismo de busca estenda que o seu conteúdo tem as informações que os usuários buscam para rankear o seu site nos primeiros resultados e, consequentemente, aumentar os visitantes do seu blog.

3. Seja relevante

A relevância é outro fator importante no rankeamento e, principalmente, para aumentar os visitantes do seu blog. O que você publica é realmente um conteúdo relevante? Seus conteúdos têm informações boas e de qualidade? Esse é o primeiro passo para ser relevante. Se você produz informação de qualidade, relevante, que resolvam os problemas das pessoas, que sejam exatamente o que elas estavam procurando, você já está bem encaminhado. Você já é relevante para o usuário que leu o seu conteúdo.

Quando você produz informação desse tipo, as pessoas compartilham seu conteúdo, linkam seu site, citam ele no site delas, se tiverem, portais famosos podem citar você. E isso traz muita relevância para os buscadores. É outro fator que pode fazer com que você fique bem posicionado.

Espero que as dicas rápidas de hoje tenham ajudado você a ter mais sucesso com seu site e com o seu negócio online. Para conseguir aumentar ainda mais os visitantes do seu site, não deixe de conferir nosso tutorial de Como pesquisar palavras-chave: 3 ferramentas grátis para descobrir o que seu público está pesquisando

Forte abraço e até o próximo post!

 

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

Quer aprender mais sobre como ter um negócio de sucesso usando a Internet?
Então aproveite e baixe grátis as 5 Maiores Sacadas que tirei do meu livro, Negócios Digitais!

7 Comentários

  1. Conrado Carlos Kindler

    Otimos artigos Alan Pakes, sou teu fã. Eu não entendia nada de informatica, mas estou aprendendo. Ja fiz o blog no WordPress. Trafego zero. Mas vou continuar até conseguir o meu objetivo. Abraço.

    Responder
    1. Alan Pakes

      Muito obrigado Conrado! São comentários como o seu que me motiva a produzir conteúdos cada vez melhores. Abraço.

      Responder
  2. Sandra

    Seu Site está Fantástico!!! As Informações,o visual os emails que você envia… Perfeitos!!! Muito Atrativos e Incríveis!!!
    Obrigada!!!

    Responder
  3. Ivan Fernandes

    Suas dica são muito relevantes. Só uma dúvida, para iniciantes é melhor criar site ou blog? Valeu!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *