Como usar a ferramenta Google Trends para identificar o interesse do seu público

Como usar a ferramenta Google Trends para identificar o interesse do seu público

Você conhece o Google Trends? Como saber no que o seu público está interessado? Essa é uma questão fundamental que deve ser respondida. por todo mundo que levou sua empresa para o mundo digital. Se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe! Hoje, você vai aprender a usar o Google Trends e descobrir como identificar o interesse do seu público.

Se você quer investir em um negócio na internet, ou se tem um produto que deseja vender pela internet, uma das primeiras coisas que você deve saber é que se seu site não for encontrado, as pessoas não saberão que ele existe e, consequentemente, não comprarão o seu produto ou serviço.

Quem já mantém um site ou blog sabe da importância de estar antenado com o que o público está procurando e faz o possível para levar informações que interessem e, principalmente, que são buscadas. Se você já tem um site e não sabe por que ele não tem muitas visitas, talvez você simplesmente não esteja produzindo o conteúdo que seu público está interessado em ler.

E como identificar os assuntos que interessam meu público?

Parece complicado, mas não é. Existem muitas ferramentas na internet que nos ajudam a descobrir os assuntos mais buscados pelos usuários e o volume de buscas das palavras-chaves que queremos usar. Hoje, você vai conhecer e aprender a usar o Google Trends.

O Google Trends é uma ferramenta que indica o volume de buscas por uma palavra-chave nas páginas do Google. Ele não mostra números específicos de impressões, mas permite comparações por períodos e regiões geográficas. Ou seja: é perfeito para quem tem dúvidas na hora de determinar as palavras e termos mais relevantes para desenvolver uma estratégia.

Não tem muito segredo para usar a ferramenta, basta digitar a palavra-chave que você deseja no campo da pesquisa. Claro, você pode ir refinando os resultados, caso queira ser mais específico. Veja a página inicial na imagem abaixo:

google-trends

 

Uma vez que você digitou a palavra-chave, sua busca pode ser ainda mais filtrada, pois o Google Trends permite que a pesquisa seja segmentada em vários tópicos, como idioma, países, regiões e categorias. Essas categorias, por sua vez, são excelentes para definir nichos mais específicos, como viagens, artes e entretenimento, animais de estimação etc.

Claro, você não precisa buscar em categorias genéricas. Clique nas setas ao lado de cada categoria e selecione mais opções de filtragem.

Trends-categorias

 

Abaixo do gráfico principal, encontramos as tabelas com a divisão das pesquisas por localidade. Também vemos, um pouco abaixo, as informações sobre pesquisas relacionadas os tópicos das consultas e as buscas que estão crescendo no momento.

 

trends-região

trends-interesses

Outra vantagem do Google Trends é que você pode procurar por até 5 palavras-chave ao mesmo tempo, o que facilita as comparações e nos ajuda a escolher o que for mais vantajoso.

busca-trends

 

Como usar o Google Trends

A ferramenta pode ser usada para planejar campanhas de marketing, justificar termos chaves em ações na empresa, pensar termos de SEO e até iniciativas no Adwords.

Para ilustrar, veja esse exemplo: em uma pesquisa rápida, é possível constatar que o termo chocolate é mais buscado durante a páscoa e no dia dos namorados. Logo, isso justifica campanhas mais intensas nesses períodos. Esse, claro, é um exemplo óbvio, mas o Google Trends ajuda muito com palavras-chave que são mais difíceis de prever as épocas em que são mais buscados.

Além disso, se você segmenta sua busca por região, fica ainda mais fácil direcionar sua campanha. Se você quer fazer uma campanha de marketing de conteúdo, o Trends é muito útil, pois ajuda a verificar uma tendência e descobrir quais são as consultas crescentes, tornando possível casar o conteúdo com as necessidades do público.

Como você pôde perceber, o Google Trends é uma ótima ferramenta para os mais diversos tipos de campanhas de marketing. Se você gostou das dicas de hoje, fique no nosso blog para não perder as atualizações!

Até o próximo post!

 

Gostou dessa aula?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

 

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60 Comentários


  1. Parabéns pelo blog Alan e toda a equipe do CONAED!

    Mais uma excelente fonte de informação sobre empreendedorismo digital nascendo na internet!

    Sucesso!!!

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    1. Pode favoritar o blog já Elton que vamos colocar muito conteúdo matador aqui!

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  2. Achei interessante essa informação. Vou acessar o Google Trends e ver como funciona pra mim.
    Obrigado

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  3. Parabéns Alan, o Blog ficou incrível e tenho certeza que será mais um sucesso e referência em nosso mundo de Empreendedorismo Digital. claro, objetivo e com informações relevantes, já me tornei fã logo no primeiro artigo.

    Um grande abraço.

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    1. Obrigado pelos votos de sucesso Fernando, mais feliz ainda de já termos nosso primeiro fã do blog! Vamos caprichar mais ainda então no conteúdo para não desapontar… rs

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  4. Olá Alan!

    Parabéns pela iniciativa!
    Como sempre, você nos surpreende com suas incríveis ideias, e, mais uma vez, acertou na mosca.
    Você é um dos mais criativos profissionais de Marketing digital e Empreendedorismo e é um privilégio fazer parte do Coanaed. Tenho certeza de que seu blog será um dos mais visitados. Parabéns!

    Um grande abraço e muito mais sucesso!

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    1. Olá Halle, fico muito feliz de ter gostado do blog! Um grande abraço para você também Halle! Sucesso!

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  5. Certamente farei sempre o máximo pra absorver todas as dicas do blog.
    Já aprendi mais uma ferramenta do Google que eu não sabia.

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    1. Essa é a intenção desse blog Samuel, trazer conteúdo de ponta para ajudar os empreendedores digitais!

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    1. Muito obrigado Robson! Pode salvar nos favoritos que vai valer a pena!

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  6. Muito bom, parabéns a equipe do CONAED pelo sucesso. Recebo os e-mail de vocês e suas dicas que tem me ajudado muito. Acredito que este Blog não vai ser diferente, sucesso a todos.

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    1. Essa é a idéia Irineu, só conteúdo de qualidade no blog para ajudar vocẽ na sua carreira de empreendedor!

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  7. Parabéns pelo Blog, através do seu 2º Congresso eu tive a oportunidade de conhecer o Empreendedorismo Digital fiquei fascinado com essa oportunidade e também com seu cuidado e dedicação no planejamento de cada conteúdo e parceiro. Aguardo ansioso o próximo CONAED. Abraços e Sucesso Alan

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    1. Pode deixar que não vou decepcionar Lairson, continue lendo o blog que vem muita coisa boa!

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  8. Parabéns pela iniciativa. Certamente será de grande utilidade e farei consultas frequentes. Sucesso!

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  9. Parabéns Alan, desejo muito sucesso, agradeço pelo excelente post e por todas as informações que tem compartilhado!!!

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  10. É um ótimo artigo! Além disso, fiquei abismado com a rapidez e fluidez do site. Além, é claro, do design magnífico. Parabéns e sucesso gente!

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    1. Obrigado pelos elogios Italo! Vou continuar trabalhando para atender e superar as expectativas!

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  11. Parabens Alan,
    que realmente seja mais uma fonte de informações.

    desejo sucesso total.
    Abraços

    Lourival Melo

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  12. Obrigado por mais esta iniciativa no mundo digital no Brasil, que precisa de todos vocês como professores dessa categoria e como exemplo de honestidade nos negócios, assisti a palestra de ontem.

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  13. Parabéns Alan, você está sendo uma inspiração e fonte de informação segura para a minha empresa. Conteúdo muito comentado no congresso on line que eu participei, mas até então eu não sabia como funcionava. Obrigada por ser esse canal de benção. Sucesso!

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    1. Fico muito feliz em saber que estou ajudando Vivi! Continue acompanhando o blog que vem muita coisa boa pela frete!

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  14. Alan! Muito bom ver esse crescimento e principalmente com textos e conteúdos ricos, transformativos e práticos. Hoje, como um mini empreendedor digitais, fico preso numa bolha diária, de rotina e tentativas frustadas de crescer. Por isso, todos os conteúdos de empreendedorismo digital que você, o Erico Rocha, Conrado compartilham, estão sendo equivalentes a sentar todo dia num café, e bater horas e horas de papo sobre dicas, estratégias, possibilidades de fazer o negócio mudar de rumo. Rumo ao infinito e além.

    Obrigado mesmo!
    Sucesso sempre!

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    1. Obrigado por essa reflexão maravilhosa Ricardo! Pode colocar esse blog nos seus favoritos que vem por aí muito conteúdo bom! Abraço

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  15. Excelente artigo, gostei facilita muito. O blog vai nos aproximar mais. Obrigada

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  16. Ótimo Blog Alan, Parabéns!
    Com certeza voltarei aqui para aprender mais.

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  17. Descobrí que precisava dar o primeiro passo,agora é só aprender mais e mais,,, obrigada

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  18. Quero aprender sobre como ser encontrado pelo meu publico alvo e percebi que aqui vou aprender muito mais que esperava .

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  19. Parabéns Alan ótimo o artigo explicativo venho seguindo você no CONAED e o pessoal e tenho aprendido bastante tanto que estou para largar uma profissão do governo Federal e militar para começar algo próprio neste próximo ano estou me preparando um abraço!

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    1. Obrigado Carlos. Esse é o objetivo, ajudar você a empreender! Sucesso! Grande abraço.

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  20. Parabéns Alan pelas excelentes dicas, principalmente a que nos incentiva, a não procrastinar e seguir em frente mesmo, quando não tendo clareza de tudo que está sendo ensinado.

    Um forte abraço.

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    1. Obrigado Carlos! Esse é o objetivo… seguir em frente, novos desafios! Sucesso! Grande abraço, Alan.

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  21. Gostei muito do conteúdo, poderiam fazer um vídeo exemplificando na prática. Ajudaria muito!

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    1. Obrigado Amália. São comentários como o seu que me incentivam a produzir cada vez mais! Grande abraço.

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    1. Que bom que gostou Amália!! Continue acompanhando! Grande abraço.

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  22. boa tarde , ,

    não estou conseguindo abaixar mapa do marketing digital + ebook

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    1. Otávio, vou pedir para a Daniela da minha equipe, te enviar um e-mail. Grande abraço!

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  23. O Trends é uma excelente ferramenta gratuita, eu uso ela sempre para as minhas pesquisa. Parabéns Alan pelo ótimo artigo. Abraço.

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