Email marketing eficiente: confira 4 dicas de ouro

Você provavelmente já passou por esta situação. Imagine que você passou horas criando o texto do seu email, prestando atenção a cada frase e detalhe. Aliviado, você clica em Enviar e torce pelo melhor. Mas o que acontece? Quando você olha as estatísticas desse email, você descobre que o desempenho não foi tão bom quanto o esperado.

É frustrante, não é?

Se você já protagonizou essa cena ou tem medo de passar por isso, não se preocupe. Nós preparamos algumas dicas para ajudar aqueles  que acham que fazer os seus emails serem abertos, lidos e clicados é uma missão impossível. Confira como fazer um email marketing eficiente:

1. Crie emails que deixem o seu público ansioso

Pense rápido: você fica mais ansioso pelo email de um parente que mora longe ou de uma grande empresa? Qual deles você preferiria ler?

A resposta pode ser óbvia, mas muitas pessoas se esquecem de aplicar isso no seu email marketing. Se você quer que as pessoas realmente fiquem ansiosas pelo seus emails, precisa escrever como se estivesse falando com um amigo.

E como fazer isso? Existem algumas maneiras bem simples de deixar seus emails com um tom mais pessoal e próximo do leitor. Você pode, por exemplo, escrever como se estivesse falando com um único leitor, em vez de se dirigir a várias pessoas ao mesmo tempo.

Outra dica boa é enviar um email apenas quando você tiver algo realmente útil para dizer. Não envie emails desnecessários nem entre em contato apenas quando quiser algo dos seus leitores. Em outras palavras: aja como um verdadeiro amigo. Compartilhar dicas úteis também é uma das melhores maneiras de recompensar as pessoas por lerem o seu email. Deixe que o público saiba que você simpatiza com ele. Mostre que entende as dificuldades dele e pergunte como pode ajudar.

2. Garanta que os emails serão abertos

Muitas pessoas reclamam que suas caixas de entrada vivem cheias, geralmente com emails chatos, que não merecem sua atenção. Assim, se destacar no meio de tantas informações desnecessárias é cada vez mais difícil. Então, como chamar a atenção do leitor o suficiente para que ele queira abrir o seu email?

Para ter uma chance de ser lido, você precisa caprichar no título do email – assim como acontece com os artigos do seu site e outros conteúdos. Uma das melhores estratégias é prometer algo bom. Quando as pessoas sabem exatamente o que irão aprender ou o quanto você irá ajudá-las, ficam mais dispostas a ler o email.

Também vale a pena usar palavras poderosas ou números. Palavras relacionadas a sensações e emoções chamam atenção, e números são ótimos para prender o olhar do leitor. Outra dica boa: aponte os erros mais comuns. Afinal, ninguém quer passar por bobo.

Por fim, não deixe de experimentar e testar coisas novas. Claro, nem tudo irá funcionar, mas você também descobrirá coisas que dão resultados realmente bons.

Confira também Como fazer email marketing: 7 segredos para ter sucesso

3. Engaje por meio dos emails

Ok, você já sabe como fazer os seus emails serem abertos. E o que acontece agora? Como manter o leitor atento ao seu texto até o final? Cativar o público pode parecer difícil, mas basta seguir algumas dicas simples para garantir o sucesso.

Uma das principais características que o seu email precisa ter é ser curto. Ninguém tem paciência para emails longos, por mais interessantes que sejam. Se você tem dificuldades para fazer isso, experimente cortar o seu próximo texto pela metade.

O próximo ponto é ser pessoal e verdadeiro. Desenvolva uma voz natural, que deixe a sua personalidade transparecer. Lembre-se de usar sempre a palavra “você” – acredite ou não, essa é uma das palavras mais persuasivas em nosso vocabulário.

4. Saiba a hora de vender

Você tem um serviço ou produto, logo, seu objetivo é vender, certo? E como fazer isso com os seus emails sem perder a atenção dos seus leitores?

Primeiro, mantenha em mente que não adianta tentar vender se o possível cliente não estiver preparado. Antes de fazer sua oferta, você precisa se tornar não apenas um amigo, mas também uma fonte confiável de informações.

Mais uma dica valiosa: em vez de vender o produto, venda os benefícios que o cliente terá. Mostre-lhe o que ele irá perder se não adquirir o seu produto e quais problemas você ajudará a evitar.

Para melhorar a sua taxa de cliques, repita o link várias vezes ao longo do email e faça uma chamada para ação clara. Oriente as pessoas sobre os próximos passos, relembre por que elas devem adquirir o seu produto e não se esqueça de dar um prazo – isso evita que o público fique adiando a ação.

E você, já experimentou alguma dessas estratégias? Não deixe de contar para nós nos comentários!

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