3 dicas para seduzir leitores e ganhar clientes

Você gostaria de ganhar clientes e ter mais resultados no seu negócio digital? Tenho certeza que sim, e é por isso que hoje quero lhe dar 3 dicas simples para usar o seu blog como uma ferramenta poderosa na hora de conquistar seus leitores e convertê-los em clientes.

Você acha que precisa investir bastante em anúncios pagos para conseguir vender o seu produto ou serviço? Isso te desestimula porque você não tem tanto assim para investir, nem sabe direito por onde começar? Bom, claro que investir em anúncios pode trazer um bom retorno, mas essa é só uma das formas de converter clientes. Na verdade, existe uma forma mais barata e, ouso dizer, até mais eficiente de conseguir mais clientes: criando relacionamento com eles.

E como fazer isso? – você pode me perguntar. Bem, uma das forma é ter uma lista de emails, mas eu sei que nem todo mundo pode ter isso à mão, principalmente quem está começando. Mas uma outra maneira de gerar relacionamento e construir sua lista é através do seu blog. Com ele, você pode conquistar visitantes e leitores fiéis e, claro, ganhar clientes, muitos deles.

Isso porque, no blog, você tem a oportunidade de resolver as dores do seu leitor, de tirar suas dúvidas, de ajudá-lo de alguma forma através do conteúdo relevante e de qualidade que você cria. Se você é capaz de descobrir o que as pessoas estão procurando buscar resolver o problema delas, então, certamente, você já percorreu boa parte do caminho necessário para conquistar leitores fiéis e, assim, ganhar clientes através de um relacionamento construindo em cima de uma base sólida, feita de confiança das pessoas em seu trabalho e credibilidade.

O primeiro passo que você precisa dar é descobrir o que as pessoas do seu nicho estão procurando e fazer com que sua página seja encontrada o mais bem rankeada possível nos buscadores, afinal, se você quer saber de alguma informação, a quem recorre? Isso mesmo: ao Google.

procurar

Quer saber mais sobre como encontrar o que seu público está procurando e rankear bem o seu site? Então leia mais em: Como usar o SEO para aumentar a audiência do seu site Como pesquisar palavras-chave: 3 ferramentas grátis para descobrir o que seu público está pesquisando.

Bom, mas escrever um conteúdo relevante é apenas uma parte, pois também é preciso saber conquistar o cliente com esse conteúdo, para que ele volte mais vezes e você possa construir um relacionamento duradouro e produtivo. Abaixo, você confere 3 dicas simples de como fazer isso, mas que funcionam de verdade.

#1. Ofereça uma recompensa para o seu leitor

Todo mundo gosta de ter aquela sensação de que é exclusivo, de que é especial e, principalmente, que vai sair ganhando em qualquer situação. Esse é um comportamento natural do ser humano: nós queremos ser recompensados na maior parte do tempo.

Então, se é assim, use isso a seu favor. O segredo aqui não é tentar ser recompensado de imediato, mas sim oferecer uma recompensa imediata para o visitante do seu blog, algo que o faça sentir que realmente ganhou algo importante, relevante e que não poderia ser encontrado em outro lugar.

Você pode enviar conteúdo exclusivo para aquela pessoas que cadastraram o email, ou ainda pode disponibilizar um ebook sem custo para download. Essa é uma forma eficaz de fazer o visitante feliz, fiel e ainda conseguir emails de pessoas interessadas no seu produto para construir uma boa lista de emails.

#2. Não deixe transparecer que você está tentando vender algo

Claro, o seu objetivo é converter seus visitantes em clientes fiéis, mas tentar empurrar seus produtos “goela abaixo” vai fazer com que eles se afastem.

Evite ao máximo ser repetitivo, pois isso pode fazer com que seu visitante não queira mais saber de você. Quando estiver promovendo um produto, claro, você terá de enviar uma sequência de emails, mas dá para fazer isso de maneira que não seja cansativa para as pessoas. Você pode, por exemplo, fazer conteúdos diferentes, uma sequências de vídeos curtos e criativos explicando o produto, enfim, algo que chame a atenção e que mostre que o que você quer vender irá resolver os problemas do seu cliente, mas tudo isso sem vender diretamente.

#3. Esteja sempre disponível

Se existe algo que afasta bastante os leitores de um blog é a dificuldade de entrar em contato com o autor. A impressão que dá é que o site é tocado por ninguém, ou, ainda pior, que o responsável por ele não se importa com os leitores e só quer mais visitantes e clientes.

Não tome esse tipo de atitude, mostre-se uma pessoa acessível, responda às dúvidas dos seus leitores. Outra coisa importante é nunca deixar de ler os comentários. Lá tem pessoas agradecendo pelo problema que você resolveu, elogiando o seu trabalho e, claro, com algumas dúvidas que só você pode tirar. Preste atenção também nessa parte do blog que muitas pessoas ignoram. Você pode criar bons relacionamento e até parcerias se tomar a simples atitude de responder as pessoas que tiram alguns minutos do dia para comentar.

Isso mostra que você está preocupado com que o visita e que dá valor a cada leitor individualmente, não ao volume deles. Além disso, quando novos visitantes chegarem e perceberem essa atenção que você dá, eles confiarão mais em você e, provavelmente, também irão interagir nos comentários.

Bom, pessoal, essas foram as dicas de hoje, mas não para por aqui, pois você pode continuar sua leitura em: Como criar sua estratégia de marketing de conteúdo em apenas 5 passos

 

Gostou desse artigo?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários ques surgiram para você.

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2 Comentários


  1. Alan, sou sua fã! Suas dicas sempre certeiras e oportunas. Conteúdo de altíssima qualidade. Muito obrigada por compartilhar!!! Todo sucesso pra você!!!

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    1. Alan Pakes

      Muito obrigado Katiane! Espero que esteja aproveitando bastante o conteúdo do blog.

      Responder

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