Como não perder fãs no Facebook: 5 dicas de ouro

Como não perder fãs no Facebook: 5 dicas de ouro

Não é nenhuma novidade que as empresas não podem mais ignorar as redes sociais, principalmente o Facebook. Muitas pessoas já escreveram sobre o assunto, revelando como conquistar mais fãs, como fazer anúncios e várias outras estratégias. Mas existe outro assunto que também é fundamental, mas pouco discutido:
? Afinal, não basta apenas atrair mais fãs – é preciso cuidar bem dos que já estão lá.

E como podemos fazer isso? A Camila Porto, palestrante do CONAED 3.0, é quem vai responder essa pergunta. Ela é uma das principais referências do país sobre Facebook Marketing, escreveu o livro “Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo” e ministra treinamentos sobre Facebook Marketing desde 2011.

Então, preparado para descobrir o que evitar para não perder os seus fãs?

Perder fãs é normal e pode ser bom

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que é, sim, perfeitamente normal perder fãs, ainda que façamos um esforço enorme para que isso não aconteça. Também é importante lembrar que a perda de fãs não está relacionada apenas ao Facebook em si: o desempenho da sua empresa e o nível de satisfação dos clientes também são variáveis importantes e influenciam a quantidade de fãs.

Por fim, perder um fã nem sempre tem a ver com fatores negativos. Às vezes, as pessoas simplesmente mudam de interesse ou decidem filtrar de maneira diferente os conteúdos que querem ver. De qualquer forma, nada disso é motivo para você desanimar e deixar de trabalhar para reter seus fãs!

A essa altura, você deve estar se perguntando: perder fãs pode até ser normal, mas até que ponto? A dica de Camila é que, quanto menos fãs você perder, melhor. Por outro lado, existem algumas circunstâncias em que é bom perder fãs – no caso, quando se trata de pessoas que não compram nada ou que só sabem reclamar sem motivo.

Agora, vamos aos motivos que mais levam as pessoas a descurtir uma página:

1. Conteúdo repetitivo

Assim como a maioria das pessoas não gosta de comer a mesma coisa todo dia, repetir o conteúdo também é uma das maneiras mais fáceis de perder fãs. A dica, então, é variar. Experimente maneiras diferentes de divulgar seus conteúdos, usando fotos, vídeos, links e até áudios. Todos estão falando de um mesmo assunto? Que tal descobrir uma maneira diferente de abordá-lo? Tudo é uma questão de criatividade.

2. Falta ou excesso de postagens

Aqui, vale o equilíbrio: não se pode pecar nem pela falta, nem pelo excesso de conteúdo. Para acertar na quantidade, planeje muito bem o seu conteúdo e só publique o que for realmente relevante. Vale a pena fazer alguns testes, postando mais conteúdos em um dia e menos em outro. Relacione essas publicações com a quantidade de “descurtidas” e analise o que funciona melhor com seu público.

3. Muitas propagandas

Divulgar seus produtos ou serviços no Facebook é importante e até essencial. Ainda assim, ninguém aguenta propagandas demais. Na dúvida, a sugestão de Camila é publicar 2 posts de propaganda do seu produto ou serviço e 8 posts de conteúdo de qualidade. Dessa maneira, você estará oferecendo as duas variações sem cair no excesso.

4. Conteúdo sem conteúdo

Você com certeza já se deparou com postagens de animais ou com frases do tipo “Se você acordou feliz, compartilhe”. Essas postagens são importantes na hora de gerar engajamento, mas podem se transformar em uma faca de dois gumes e destruir a reputação da sua marca. Mantenha em mente que, para ter sucesso no Facebook, é preciso saber balancear bem humor e construção de reputação.

5. Falta de interação

Ninguém gosta de ficar falando sozinho, não é? E isso também vale para páginas no Facebook. Seu objetivo pode ser conquistar mais fãs e engajamento, mas se você não responder a essas pessoas, todo o trabalho irá por água abaixo. Pode ser difícil dar conta de todas as interações, mas o esforço vale a pena. Seja uma dúvida, crítica ou elogio, não deixe os seus fãs falando sozinhos – afinal, a experiência pode lhe render ótimas ideias para o seu negócio.

Um abraço e até logo!

 

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

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